
Faleceu no dia 12 de setembro de 2017, o Ex Combatente Manoel dos Reis Filho, Pracinha da Força Expedicionária Brasileira, nascido em 06 de agosto de 1923, na cidade de Delmiro Gouveia – AL.
Manoel Reis, como era conhecido, assentou praça no Exército Brasileiro em 23 de agosto de 1943, apresentando-se como voluntário para compor a Força Expedicionária Brasileira, que iria ser enviada para o teatro operações na Europa, durante a 2ª Guerra Mundial.

O Brasil entrou na guerra mais sangrenta da história no improviso. Ao decidir enviar tropas para a 2ª Guerra Mundial, o governo brasileiro se deparou com a falta de estrutura do seu Exército. Com equipamentos ultrapassados, treinamento deficiente e roupas inadequadas para os 20 graus negativos do inverno europeu, os Pracinhas Brasileiros desembarcaram na Itália sem ter a noção do que era uma guerra. Metade do corpo militar enviado para combater as forças nazistas era composta por civis que nunca haviam pegado em armas. Passados 70 anos, as lembranças de um dos maiores conflitos bélicos da história que alterou a geopolítica mundial ainda fervilham na memória dos sobreviventes. Situações impossíveis de serem esquecidas nos campos de batalha da 2ª Guerra.

Os militares da 1ª Companhia de Infantaria externam ao ex-combatente Manoel dos Reis Filho, nossa admiração e respeito, em reconhecimento aos serviços prestados à nação por este Herói de Guerra.






Paulo Afonso, perde um dos filhos mais ilustres. Não como representante na 2² Guerra Mundial, mais também como líder no Sindicato dos Eletricitários do Estado da Bahia- Sinergia, sede de Paulo Afonso. A família enlutada meus sinceros sentimentos. Aos amigos as saudades do dia a dia. E aos companheiros de luta as lembranças, de um guerreiro que batalhava pelo bem de todos da classe dos eletricitários. Recebe Senhor DEUS, com alegria este teu filho querido e incansável!!!!!!!
Meu tio amado, era também, um exemplar pai. De conduta ilibada
Vai-se parte de nossa história, um verdadeiro herói, descanse me paz velho combatente!
linda homenagem!!
Linda e justa homenagem a seu Manoel!
Aos nossos verdadeiros Heróis nossa Continência.
Foi graças a homens como este que o mundo não vive sob o julgo Nazista.
SERA QUE NÃO?
Justa a homenagem. Pessoa que fez a diferença e foi um pedacinho do Brasil na luta contra o nazismo durante a 2ª Guerra Mundial.
Pessoal, esse senhor é o que desfilou(com justa homenagem e reconhecimento) no último Sete de Setembro, no carro do Exército abrindo o desfile? Havia varios e se for ele deixa ainda mais triste o momento, porque era motivo de extremo orgulho para nossa cidade. Pesares aos familiares.
O último desfile do meu sogro foi em 2015, agora resta apenas Sr. SILO que desfilou este ano.
Pelo menos tive o orgulho de ver ele desfilando em carro aberto no sete de Setembro, 8 dias antes de sua partida para o céu, esta sim fou uma última e justa homenagem a este herói, e uma despedida antes de sua partida para o exército do céu…. vai com Deus herói!!!!
Minha continência ao senhor, em nome dos militares da pm em paulo afonso
Agradecemos a linda homenagem que nos confortou pois temos a certeza que ele está feliz ao lado do pai Celestial.
Obrigada a 1 CIA DE INFANTARIA e a vc OZILDO ALVES.
Wilker, se informe melhor para não passar informações equivocadas para população. Esse ex. combatente que faliceu é o Sr. Manoel dos Reis e não oSr. Que desfilou em carro aberto no dia sete de setembro passado. O que fesfilou é o pai de pirusinho, que graças a DEUS, continua vivo.
Ele não desfilou no último sete de Setembro pois ja estava bem debilitado quem desfilou foi Silo seu Grande amigo que hoje é o último pracinha vivo em p.a
A 1cia deu exemplo de como homenagear nossos heróis de gerra! Muito bonito .
Eu como estudioso da participação da FEB na segunda guerra mundial e já ter ministrado palestras, fico triste sempre que sei da morte de um pracinha, pois para mim foram homens de muita coragem e serão sempre meus heróis. Que este herói descanse em paz. Abs.
Sou um amante da FEB e já ministrei palestras sobre a participação da FEB na guerra. Os pracinhas sempre serão meus heróis. Fico triste pela morte de mais um herói. Que ele descanse em paz.