Uma cidade no nordeste da Bahia, de apenas 16 mil habitantes, acaba de se tornar a capital brasileira da tilápia. Trata-se do município de Glória, a cerca de 440 quilômetros de Salvador. A cidade produz cerca 17 mil toneladas por ano, a maior produção do País. A informação foi publicada no projeto “Indicadores socioeconômicos do desempenho da produção de tilápia no Brasil”, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), com o apoio da Bahia Pesca, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), e das prefeituras locais.

Até o ano passado, a cidade de Jaguaribara, no Ceará, possuía a liderança no setor, com quase 14 mil toneladas produzidas por ano. “Glória teve um crescimento de 20% na produção de tilápia nos últimos quatro anos. Em 2013, o município, que era o maior celeiro de tilapicultura da Bahia, produzia 14 mil toneladas. Esse salto é fruto das políticas públicas de incentivo à aquicultura na região e à constante busca dos produtores por melhores e mais eficientes práticas de manejo”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.
Cerca de 50 empreendimentos trabalham com tilapicultura no município. Os pequenos produtores, com menos recursos e mais dificuldades, recebem da Bahia Pesca toda a assistência técnica necessária para o crescimento de sua produção. Além disso, recebem ainda apoio na legalização e regularização das pisciculturas.
Fonte: Ascom/Bahia Pesca






Paulo Afonso deu a ideia, e Gloria aproveitou…
E mesmo assim a Tilapia aqui é exorbitante de caro, em maceió que compra de outros lugares é mais barato!
A tilápia que nós vendemos aqui em PA e região é um peixe de ótima qualidade e o preço está a 10 reais o Kg na feira livre. Com o custo de mão de obra e com uma ração cara que nós compramos não tem como o preço ser menor pois inviabilizaria a produção infelizmente!
“O nordestino é, antes de tudo um forte.” Taí a prova. Todo o mérito para os produtores de Glória. São eles que trabalham, quando “gestores” não atrapalham. Sugerimos Mário Júnior propagar isso da tribuna da Câmara.
Fico feliz por Glória. Cidade maravilhosa de minha mãe. Onde trabalhei por sete anos. Parabéns povo de Glória.
Agora, vamos lá povo de Paulo Afonso – Ba, terrinha linda por natureza, vamos descobrir também a sua vocação alternativa, que não seja só a geração de energia. Quem sabe o turismo. Moro e trabalho em outra cidade da Bahia e quando falo que sou de Paulo Afonso as pessoas ficam muito curiosas. Me dizem que são loucas pra visitar um dia. Vamos nos inspirar também e descobri uma nova vocação econômica.
Louco a produção deste município mais infelizmente falta muito pra ser o município maior produtor de tilapia do brasil. Temos vários municípios do parabéns..toledo..Maripá nova aurora que a producao local e nem superior..
Bom dia,Amigo!Quanto está custando o quilo da tilápia acima de 500 grama?Cel 75-9.92794938,tim