
O prefeito Luiz de Deus (PSD) decretou ‘Situação de Emergência’ no município de Paulo Afonso, em documento publicado no Diário Oficial no último dia 22 de junho.
O texto é dramático. Não vivêssemos nós na mesma cidade, estaríamos agora surpresos, por exemplo, segundo o prefeito, desde 2012, a área rural e urbana ‘teve graves prejuízos de sua atividade produtiva’.
Em 2012, de fato a seca no Nordeste talvez tenha sido umas das mais agudas da história, porém, de lá para cá, e no que tange à atividade urbana, é novidade que a falta de chuvas tenha sido um fator que desequilibrou a cadeia produtiva.
Qual produção foi atingida na área urbana? Não há no texto um mísero exemplo. Aliás, para além do comércio – que até onde se sabe não tem relação com feijão ou milho – salvo hortifrúti comercializado nas feiras e supermercados – a escassez de chuva, segundo aponta a emergência deixou sérios danos.
A saúde e a subsistência das pessoas da área rural
A partir deste decreto, em resposta ao ‘desastre’ ocorrido em Paulo Afonso – sem que 120 mil habitantes o tenham notado – os órgãos municipais, bem como voluntários vão participar de uma intensa campanha para arrecadar recursos junto a comunidade com objetivo de facilitar ações de assistência à população afetada pela seca.
Então tem-se o seguinte: no ano em que o município tem o maior orçamento da história, cerca de R$ 280 milhões, a prefeitura quer que o ‘povo’ ajude às comunidades rurais que estão sofrendo com a seca desde 2012. Interessante que o predecessor de Luiz, Anilton Bastos (PDT), nunca tenha pensando em semelhante ideia.
Atenção: com a ‘tragédia’, haverá dispensa das licitações
Como estamos numa situação de emergência, e a lei garante nestes casos, a prefeitura irá dispensar o processo de licitação para adquirir prestação de serviços, de obras e de bens necessários à reabilitação dos cenários catastróficos.
A novidade
Sempre se soube que Paulo Afonso não explorava seu potencial agrícola como poderia, com tanta terra e água boa, agora, pelo decreto de Luiz de Deus se descobriu uma grande produção, ainda não se sabe do que exatamente: se deixamos de produzir milho, ou feijão, ou quem sabe batatas? Diante da tragédia havida na área rural, é bom que se descubra logo.








ESSE PREFEITO OU TA CEGO FICOU MALUCO
SERA UMA MANEIRA DE QUERER ENGANAR O POVO COM ESSE DECRETO
TA NA HORA DO MINISTÉRIO PUBLICO AGIR, E COLOCAR ESSE PREFEITINHO QUE NAO VALE O QUE GATO ENTERRA
E TIRÁ-LO COMO ADMINISTRADOR.UMA DUVIDA QUE TENHO SERA QUE ELE E O PREFEITO MESMO
Concordo com vc
Ele tá caducando… ou fumou maconha vencida?????
o véio ta gagá, mas esperto para colocar a panela dele e sem licitação ele consegue.
kkkkkkkkkkkkk, éh os 2 ?
Ele não ta doido nada é muito inteligente que vai usar essa decretação de emergência pra ganhar dinheiro do governo …,porque ele não faz nada de interessante,a saúde e educao de Paulo Afonso é que ta em situação de emergência.
TÁ CERTO PRA CARvALHO.
Mais um meio de ludibriar o povo já combalido de tanta CORRUPÇÃO.
CHEGA, BASTA DE INFÂMIA.
esse decreto nada mais é que uma forma licita de usar o dinheiro sem ser fiscalizado. apenas isso….
konkórdo vao …o din din todo = 300 milhao
Antes de chover talvez valesse, mas agoraaaaa!!!!!!!!
O leitor nao atentou para o verdadeiro motivo desse decreto. Isso foi uma justificativa para aumentar o preço da água, a taxa mínima que era de 10 mt de água diminuiu para 7 mt. Foi uma forma de arrecadar mais com um imposto da água. CADÊ A CÂMARA DE VEREADORES E O MINISTÉRIO PÚBLICO
onde está indo essa água mds que prefeito mais sem noção
KKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. A piada do ano! Mas, se entende a ação do prefeito. Vou deixar bem claro aqui para que todos entendam. Ele do mesmo jeito que o ex prefeito fazia, entra com pedido de situação de emergência para poder receber mais verbas do estado e da união para combate a seca, assim poderá também fazer contratos sem a necessidade de licitar e assim contrata as empresas que todos de Paulo Afonso sabem, e com essa verba ele destina para outros fins? Isso é muito simples de se fazer, o ex prefeito era craque em fazer isso. Falta mesmo é um MPE com vergonha e atuante. Abra os olhos Luiz.
Será que Dr. Luiz está realmente falando da zona rural de Paulo Afonso? Se fosse em 2016 dava pra entender, o inverno é bom, chove em toda a zona rural. Muitos plantaram e estão alegres com a possibilidade de colheita, essa situação de emergência, acho, que está na cabeça do Prefeito, Dr. se ligue, o ano é bom de chuva, só não colhe quem não tem coragem de trabalhar.
A área rural de Paulo Afonso foi bastante irrigada nas eleições de materiais de construção agora só falta a mão de obra para dar final das campanhas de compra de votos. AI ESTÁ O DECRETO DA CALAMIDADE.
KKKKKKK UMA CHUVA TÃO GRANDE COM TEMPERATURA DE 18 GRAUS CONGELANDO PAULO AFONSO, E ESTE PREFEITO MORTO DE FOME POR CAU$A DO DE$E$PERO POR ARRECADAÇÃO…….AH!!! VAI MENTIR A$$IM LÁ EM PERNAMBUCO ONDE TEM GENTE PROCURANDO ÁGUA NUM CÓRREGO SECO DO MOXOTÓ [IBIMIRIM]…..🤣😆😉😚🙄😫😒😯🤔🤗🤑🤑🤑🤑🤑😲☹️🙁😞😟😤😵😡😩😬😨🌂☂️☔⛱️🌈
Que canalhice com o povo ja tão sofrido
Olha a … kkkkk. Na terra do faz de conta.vale tudo.O desastre aconteceu nas eleições de 2016.Não vamos esquecer segundo os promotores luciana e leonardo ouve irregularidades nas Eleições.Teve …Teve 3 vereadores que as contas foram rejeitadas e a justiça Eleitoral não toma nenhuma providência.Isso é uma vergonha.Emergência o foi que teve na cidade kkkkkkkkkk
Esse prefeito ja era pra ta aposentado faz tempo.ta velho…
olhar a política hoje no Brasil da vergonha ,…de terno e gravata !!! o único que esta fazendo algo por Paulo afonso e Mário galinho que esta fazendo o verdadeiro papel de vereador em uma cidade o resto ta só enchendo o papo da galinha .
OBS: Não votei em vereador nenhum nessa eleiçao mais próxima eleiçao meu voto sera do galinho e o resto BRANCO …
ridiculo depois de tudo que a zona rural passou , agora que ta chovendo lançar mao desse artificio . cade a camara de vereadores ?
Esse prefeito tem que sair, tem que entrar Jean
Santa Brígida e Olindina são únicas cidades do nordeste baiano que foram reconhecidas por decreto pelo Governo Federal e Governo do Estado, desde 2016, o prefeito de Santa Brígida está dando olé de administração nesse prefeito caduco de Paulo Afonso.
KKKK situação de emergência.Me segure que eu vou morrer de rir kkkkkkk.É o tsuname é a trombeta do apcalipse.O mundo vai se acabar kkkkkkk.O prefeito da cidade do faz de conta ta inventando cada coisa.Essa foi a piada do ano kkkkkkkkk.Ozildo num coloque essas materias mas não eu me acabo de rir kkkkkkkk.E eu sou doente do coração.Num posso sentir essas emoções.Socorro o povo ta morrendo de fome.chamem a cruz vermelha.Aconteceu um terremoto.Eu vou parar por aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Meu Deus, quanta demagogia, hipoçrisia desse gestor, é um certo dono de rádio encher a boca que esse déspota e honesto. Isso é um descaramento é uma forma de corrupção para rçber verbas e usar no buraco deixado Orlando eleições. Vamos regularizar o CADIN viu, o município tá sem poder realizar convênios socais.
ÔXENTE BIXINHO ESSE PREFEITO É MESMO PREFEITO DE PAULO AFONSO, POIS NUNCA CRUZEI CM ELE NAS RUAS. SERÁ POR ISSO QUE ELE NUM TÁ VENDO QUE TÁ XUVENDO EM PAULO AFONSO. TOME TENTO PREFEITO, TOME TINO, TIRE O FIOFÔ DA CADEIRA E VÁ TRABALHAR VICE. SE TU NUM SE LIGAR O PADRE ERALDO, AQUELE QUE FUMOU UM CIGARRINHO ESTRAGADO TOMA TUA CAEIRA. TE LIGA VICE, SE NÃO JÁ VIU.
PESSOAL, SE EU RIR UM POUQUINHO VOCÊS NÃO IRÃO SE INCOMODAR NÃO? ??KKKKKKK KKKKKKK KKKKKKK KKKKKKK KKKKKKK KKKKKKK KKKKKKK KKKKKKK
Isso é Paulo Afonso. Kkkkkkkkk ele se faz de caduco mais não tem é nada. Tudo mala.
Esse prefeito está ultrapassado, sem comando e sem cabeça. Um verdadeiro
Absurdo o que esse imcompetente e pra nada vem fazendo em nossa cidade.
Onde é que está sendo gasto os 24 milhões que entram nos cofres da prefeitura todo mês. Uma verdadeira incompetência de um político desgastado e sem a confiança do povo, ele ainda se sente o todo poderoso arrodeado de um bando de puxa…
Paulo Afonso não merece isso, mais a justiça quis assim, então fazer o quê? ??????
Lembra dilmanta saudando a mandioca e etc.
Depois dele dormir de portas abertas em Paulo Afonso divido mais de nada. Quero saber qual a próxima.
O Prefeito objetivando ter salvo conduto concernente a…que tem como viés principal o “Remanejo livre de verbas” usa seu corpo jurídico pra se arvorar do Art. 24, IV, da Lei nº 8.666/93, a dispensa de licitação. vejamos o que diz:
Além das formalidades previstas no art. 26 e parágrafo único da Lei no 8.666/1993, são requisitos necessários à caracterização dos casos de emergência ou de calamidade pública que:
• a situação adversa, dada como de emergência ou de calamidade pública, não se tenha originado, total ou parcialmente, da falta de planejamento, da desídia administrativa ou da má gestão dos recursos disponíveis, ou seja, que ela não possa, em alguma medida, ser atribuída a culpa ou dolo do agente público que tinha o dever de agir para prevenir a ocorrência de tal situação;
• exista urgência concreta e efetiva do atendimento à situação decorrente do estado emergencial ou calamitoso, visando afastar risco de danos a bens ou a saúde ou a vida de pessoas;
• risco, além de concreto e efetivamente provável, se mostre iminente e especialmente gravoso;
• a imediata efetivação, por meio de contratação com terceiro, de determinadas obras, serviços ou compras, segundo as especificações e quantitativos tecnicamente apurados, seja o meio adequado, efetivo e eficiente para afastar o risco iminente detectado.
Decisão 347/1994 Plenário
Diante do exposto , cabe alguém provocar o Ministério Público pra fiscalizar e descortinar essa … IMORAL .
O nobre prefeito está equivocado, não existe seca predominante em Paulo Afonso, não vivemos da cultura agrícola da região. Prefeitura devia pagar os funcionários a muitas férias em atrasos. Tem dinheiro pra tudo: festas, eventos e outras farras… Menos para quitar o povo.
Os políticos são reflexos da sociedade, particularmente eu tenho minha consciência tranquila de que não votei em nenhum prefeito!
E se ele fez esse decreto foi com base na lei, porém com desvio de finalidade. Cabe ao MP ou até mesmo o próprio cidadão entrar com uma iniciativa popular e anular esse ato!
O povo de Paulo Afonso assiste bestalizado os Deuses reina sobre a cidade e nada faz.
De velho gaga ele não tem é nada e está muito bem assessorado pela ;;;;;;;;, que é muito mala. vão achar uma brecha na lei para fazer as manobras que todos os políticos fazem. Tá mais do que na hora do ministério Público entrar em ação.
Cadê Adervalzinho, gente!
Toma cuidado seu Prefeito com essa seca que o senhor tá falando vai ficar até sem dinheiro para pagar os funcionários. Isso tudo é o resultado das campanhas milionárias do ano passado agora vem com essa conversa para boi dormir.
Ta querendo é … com esse ato. Qualquer pessoa que sabe ler sabe que esses decretos é uma porta para o… Pois fica livre para usar o …como quiser sem toda rigorosidade da Lei de Responsabilidade Fiscal.