
A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de energia em julho será amarela, o que significa um acréscimo de R$ 2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o fator que determinou o acionamento da bandeira amarela foi o aumento do custo de geração de energia elétrica.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.
Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas.
Neste ano, as contas de luz já tiveram bandeira vermelha, nos meses de abril e maio, e em junho a bandeira ficou verde. A Aneel já disse que deverá revisar no ano que vem a metodologia que define o acionamento das bandeiras tarifárias, para evitar mudanças bruscas de um mês para o outro.
Segundo a Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente da energia elétrica.






Não só em PA.. em todo o brasil.. deixem de querer jogar a culpa na adm da cidade
Madalena ganhou quantos sacos de cimentos mesmo pra defender esses incompetentes??
Kkkkkkkkkk
Nenhum. Nem em paulo afonso moro mais..
Capital da energia!
Na verdade sabemos que estamos pagando dívida da Dilma..que não pagou uma empresa..de suas promessas de Campanhã pra baixar a energia..e a conta chegou
Isso é uma vergonha na nossa cidade capital da energia.
Poderia aumentar no centro porque só falta energia só aqui no BTN e lá no centro é difícil faltar energia .
Choveu, tenha certeza que jaz energia!! Vela já não mais é acessório de luxo !! Hj mesmo a Universidade parou por falta de energia. O serviço da Coelba é precário, mas a conta chega sem qualquer desconto. Sequer atendimento temos na cidade, apenas os mais simples. Tudo é via 0800, demorando milhas de tempo para sermos atendidos. Quando raramente presencial, contamos com um péssimo serviço nos prestado pelas meninas do atendimento da Concessionária de Energia, em Paulo Afonso. Tudo tem que passar para uma tal supervisora. Enfim, pagamos caro por um serviço de qualidade bastante desejosa.