17 de dezembro de 2025

Promotora expõe situação difícil pela qual passam os índios desapropriados em PA. ‘Falta comida’

Por

IVONE LIMA (PA4.COM.BR)

A delicada situação dos índios Kariri Chocó, após a reintegração de posse das terras próximas à Ponte Metálica, em Paulo Afonso, no dia 25 de maio, foi denunciada pelos promotores federal e do Estado, Bruno Lamenha e Luciana khoury, respectivamente, à Funai para que medidas urgentes sejam tomadas, não há alimentos suficientes e parte da escola onde estão alojados não tem cobertura.

 

Família usa banheiro desativado.

Na última sexta-feira (09), a promotora Luciana Khuory, acompanhou integrantes da Comissão de Povos e Comunidades Tradicionais à escola e afirmou que a situação é da mais completa precariedade.

 

Cobertura incompleta, quando chove os índios se molham.

″Os índios estão expostos à chuva, pois parte da escola não tem telhado, não há banheiros funcionando e falta comida″, informa Khoury.

 

Khoury explicou que a Funai forneceu alimentos, mas que já acabaram, antes os índios comiam o que plantavam nas terras de onde saíram coercitivamente.

 

integrantes da Comissão de Povos e Comunidades Tradicionais visitam escola que abriga os Kariri Xocó em Paulo Afonso.

Ainda de acordo com a promotora, aconteceu uma reunião com a equipe de engenharia da prefeitura municipal para regularizar a situação e na próxima segunda (12), os profissionais vão começar a obra.

 

″Tanto o Ministério Público Federal como do Estado, estão cobrando da SPU (Secretaria de Patrimônio da União) a cessão da área para os índios conforme requerido pela Funai, já que se trata de terra pública″, sublinha Khoury.

 

A situação é desoladora, conclui a promotora do Estado, Luciana Khoury.

Enquanto o revés não acontece nos tribunais, mulheres, idosos e crianças, como é possível ver nas imagens feitas pela promotora, vivem dias de penúria e abandono. ″Tem uma família acomodada num banheiro, é realmente uma situação muito difícil. ″

 

Criança Kariri e a esperança em dias melhore para a tribo, promotores acreditam em revés judicial e retomada dos índios às terras desapropriadas. Fotos para a reportagem: Dra. Luciana.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 15

  1. Thatiani G. Santos says:

    Absurdo que seus direitos básicos estão sendo negado. Está na constituição todos temos direitos a moradia, alimentação e viver com dignidade independente de raça, cor e religião e eles não estão vivendo com dignidade.

  2. Elio says:

    Porque eles não voltam para suas respectivas regiões?

    Todos sabem que nunca houve terra ou tribo de índio neste local, nem nesta região que hoje é o complexo BTN e Bairro Rodoviário, bem como foi provado no curso do processo de reintegração, que vários integrantes deste grupo que tenta abocanhar um pedaço de terra e benefícios, vieram de outras cidades e estados, como o pajé, que veio de Palmares/PE e o cacique é um antigo e conhecido morador do BTN II.

    Esse pessoal não tem direito algum, e ainda encontra quem dar ouvidos. Um movimento como este, só faz atrapalhar os outros grupos de povos tradicionais que realmente tem direito, em outras regiões, a ocupar suas áreas tradicionais .

    Tenho 55 anos que moro em Paulo Afonso e nunca soube que aquela área foi ocupada por índios, meu sogro trabalhou na construção da ponte metálica e também, nunca soube desta tribo, bem como amigos que trabalharam e moraram na Vila do DNER.

    Se o MP quiser ajudar, consiga transporte para que esse pessoal volte para suas regiões e casas e que eles procurem outra freguesia para conseguir terras..

    • Pauloafonsino says:

      Certíssimo! “Dura Lex sed Lexis!”

    • Nery Dias says:

      Ei caro amigo você foi a escola acho que não né esssa terra de norte a sul de leste a oeste sempre foi toda nossa simplesmente nos … ,e você deve faze parte deste bando de português safado que…e diz que acho ,você e que esta em terra alheia

  3. Café com pão, bolacha não! says:

    Cadê a “Assistência Social” da rica Prefeitura de P. Afonso? Só sabem fazer festinhas na Praça das Mangueiras, é?

  4. Só Lula para dar jeito nesse Brasil! says:

    Luiz de Deus, honre o sobrenome que você carrega, não fique omisso, alimente o povo faminto, você tem o maior salário de prefeito do Brasil. Ou só pensa em si próprio? Homem, você está precisando aparecer mais para não falar bobagens quando os políticos de fora vem para cá, acorde para a vida!

  5. Antonio Bernardo says:

    Ali nunca foi uma aldeia

  6. Antonio Bernardo says:

    Foram eles q destruiram a escola, tá tudo no terreno invadido por eles

  7. Antonio Bernardo says:

    Nunca ouvi falar que paulo afonso tinha indio! manda trabalhar

  8. francisco says:

    Por que a promotora não se pronunciou antes de dezalojarem os índios? O problema no Brasil e que um juiz manda e ouro desmanda, um juiz toma uma decisão depois aparece outro com uma liminar, depois aparece outro de derruba a liminar………Resultado : Qual a culpa tem a criancinha da foto com os problemas dos adultos? ninguém ta pensando no futuro dela……….so politicagem

  9. anonimo says:

    alguma dessas pessoas tem casa propria, gente ,eu nao sei como e que conseguem dizer que nao tem onde morar . porque nao falam a verdade ? falam que passam necessidade .volteem para suas casas Deus conhece o coracao de cada um de vs e vs sabee que isso e errado ter uma casa pra morar falar que nao tem condicoes sendo que vs tem Jesus e o caminho aVERDADE e a vida amem.

  10. Índio says:

    Deus é justo, estão morando em um local sem teto pois os mesmos retiraram as telhas pra cobrir suas ocas, ops casas rsrs o castigo vem a cavalo ou melhor a flechada.

  11. Fica a dica! says:

    Nunca que eu soubesse que em Paulo Afonso BA fosse terra indígena!!!! e ainda próximo a ponte metálica ta! Era so o que faltava! manda tudinho ir trabalhar por que sao tudo preguiçoso gostam muito eh de tomar o que eh dos outros.Bota tudo pra correr e voltarem pra os seus lugares de origem. Era so o que faltava Paulo Afonso agora com terra indígena kkkkkkkkkkkkk

  12. Parente says:

    Pergunto ao Srº Elio;

    O Senhor já se perguntou de onde vieram?
    Porque saíram de suas terras?
    E qual o motivo de se instalarem aí?
    Após obter as respostas, o Senhor volta aqui para reafirmar a sua opinião ou sua conclusão!

    Ao Srº Antônio Bernardo;

    Paulo Afonso tem sim índios!
    De fato ali nunca foi Aldeia! Porém foi um lugar o qual estava abandonado e são Terras Públicas afirmada por a SPU. Peço também que tome ciência do Processo, para não julgar de forma leviana, e ainda afirmar que eles que destruíram a escola.
    E quero lhe informar que eles tiram o alimento da terra, onde eles mantinham uma horta, à qual foi uma das primeiras a ser destruídas. Portanto eles trabalham! E lamentavelmente hoje não tem de onde tirarem o seu alimento.

    E ao Srº Anônimo;

    Pergunto;

    O Senhor conhece a famílias que ali estão?
    Sabe me dizer informar quais deles tem casa?
    Me admira o Senhor falar em nome de Deus, e afirmar que eles conhece o coração de cada um… Pergunto se o seu coração não é que esta falando em nome de Deus?!
    Deus também conhece o seu coração!

    Peço que conhecemos primeiro antes de fazermos pré-julgamentos, e deixarmos o nossos pré-conceito falar mais alto.
    Conhecendo podemos tirar nossas conclusões e termos o conceito formado, para falarmos com propriedade!

    Agradeço à atenção de todos!

  13. Pernambuco says:

    Leva pra casa… Só tem meia dúzia de índio, o resto são moradores do BTN, inclusive um dos índios é irmão de um dos vereadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!