
A Secretaria de Saúde de Paulo Afonso confirmou no início desta semana a morte de um macaquinho (mico), por febre amarela. Foi o suficiente para levar pessoas preocupadas com o vírus aos postos de saúde do município, mas atenção: não houve casos em humanos, e a vacina deve ser aplicada de forma seletiva.
Em primeiro lugar, se a pessoa tem alergia a ovo deve ver bem a necessidade de tomar, porque há efeitos colaterais, outra recomendação: quem tomou e está no prazo de validade, que é de 10 anos não deve ir aos postos de saúde, portanto, entram na lista: crianças e mulheres que tiveram bebês neste período.
″Pode acontecer de ter uma criança que não tenha tomado, nós vamos averiguar direitinho e providenciar a vacina para estes casos″, adianta o secretário de saúde, Ivaldo Sales Júnior.
Ivaldo explicou que toda morte de macacos, depois do surto de febre amarela registrado em algumas regiões do país, passou a ser observada com muito critério, e por isso rapidamente a secretária ficou em alerta:
″Nós recebemos essa triste notificação na segunda-feira (8) à tardinha, prontamente seguimos as normas técnicas do Ministério da Saúde, bem como da secretaria estadual (Sesab), e fizemos um mutirão na terça, e ontem fizemos um bombeamento postal (fumacê manual) pois o fumacê veicular só é liberado no caso de surto ou epidemia″.
Ivaldo falou sobre os números de mortes de animais: ″Morreram cerca de trinta e cinco micos″, mas que as mortes estão relacionadas a outros fatores como choques elétricos, por exemplo, e que apenas um animal até agora teve a morte causada pelo vírus da febre amarela, os exames são feitos em laboratório do Rio de Janeiro.
″Nós temos o apoio da base regional de saúde (antiga Dires) em relação à proteção da população de Paulo Afonso. ″
Segue conversa com o secretário para o portal PA4
Uma vez que teve essa morte – entende-se a preocupação da população – e que a doença não é transmitida pelo animal, como está sendo o combate?
Esclarecer que o mosquito (Aedes Aegypti) que transmite o vírus da dengue e zika vírus é o inimigo que também transmite a febre amarela, então através dos nossos agentes de saúde e de endemias nós vamos proteger a sociedade, e pedir também a contribuição do povo para chegarmos ao objetivo comum e eliminar de vez o risco de febre amarela em nosso município.
A prevenção mais eficaz e urgente é a vacina, então, como vai funcionar em Paulo Afonso? Já é possível encontrar nos postos de saúde?
Veja, podem tomá-la de recém-nascidos até a idade que tiver hoje, nós já pedimos as vacinas através do setor de imunização, com o assessor direto do secretário de saúde do Estado, Fábio Villas Boas, e ele está nos dando muito apoio, ele se preocupou esta semana porque além de Paulo Afonso, outras cidades no Estado, então no máximo até segunda (15) ou terça (16) estamos com as vacinas aqui. Há poucas vacinas neste momento, nós pedimos em torno de 50 mil, e vamos privilegiar a região onde o fato aconteceu, o Capuxu. Mas adiantamos que vamos o Estado já nos garantiu vacinas para a população no geral, nós queremos dizer a sociedade que não se trata de surto, não houve febre em humanos, porém, estamos atentos em cada caso que aconteça no município.
NOTÍCIA RELACIONADA – Sagui é encontrado morto em residência da Chesf e prefeitura confirma 1º caso de febre amarela em Paulo Afonso






Vai esperar um humano ter pra vacinar toda população!!
No mínimo estão esperando isso acontecer primeiro
PARECE QUE O SECRETARIO FALOU EM INGLES, ELE ESPLICOU QUE VAI VACINAR PRIMEIRO OS MORADORES DA AREA DO FATO OCORRIDO, DEPOIS A VACINACAO VAI SE ESTENDER, QUE MANDOU COMPRAR 50 MIL DOSES PARA VACINACAO.
Mentira eu tomei tem mais de Dez anos e não aplicaram disseram que eu não precisava tomar. FALTA O ÓRGÃO RESPONSÁVEL PASSA MAIS INFORMAÇÕES PARA A POPULAÇÃO SABEMOS QUE NÃO TEVE CASOS EM HUMANOS MAIS ISSO É MUITO SÉRIO VAMOS DA MAIS ATENÇÃO AO CASO.
Quem tomou a vacina já está imunizado e não precisa de reforço a cada 10 anos.
Tamos lascados como se não bastasse a miséria que está a saúde de p a agora isso?
Febre amarela não tem cura,o unico geito de nao morrer com ela e estando vacinado.
Vije maria! E o pior que o governo federal não quer gastar dinheiro com essas doenças de pobre e inventou uma lorota que quem tomou 1x não precisa tomar mais!!! Isso é um crime. Toda vacina mandam reforçar com 10 anos..
Verdade já tem mais de 10 anos q meu filho tomou e ao chegar no centro de saúde fui informada q ele não precisa tomar a segunda dose. Absurdo isso até pq ele vai viajar para Campinas/S.P e lá toda a população serão vacinadas por conta do risco.
Faz tem q a vacina foi modificada, não precisa mais de reforço, basta uma única vez.
Eta agora a área do Belvedere aonde é um dos melhores espaço de lazer de P.A está ameaçado a diminuir a presença da população. Pena mas dá medo.
Vai chegar 50 mil dores de vacinas.
Luiz de Deus já deve está vacinado e toda a sua secretaria. Alguém duvida? Enquanto à população, espere alguém morrer.
Porque não vacinam toda a população,cadê o dinheiro da verba da CHESF e dos nossos impostos
AO secretário de saude mais parecia um estranho no ninho.. Isso é o qie da colocar gente sem capacidade para governar. Cuide de organizar a saúde que está ima verdadeira zona. O cartão sus tem que ser feito todos os dias .
alguém tem que ajudar o secretario aí.ele falou bombeamento postal???? o que é isso????
o nome é BLOQUEIO COSTAL (FUMACÊ) .
Já tomei a minha Graças a Deus, as pessoas tem que acompanhar a sua caderneta de vacinação sempre se estiver faltando alguma vacina tem que tomar, melhor previne do que remediá. As vacinas de Febre Amarela tem que ser tomada a cada 10 anos isso é obrigatório nos postos de saúde, só que certas pessoas esperam acontecer uma epidemia dessa pra pôde se vacinar.