
Na última terça-feira, 18 de abril foi realizado, no Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica -1, o primeiro encontro do Grupo de Ciências e Astronomia do Cetepi – GCAC.
Idealizado pelo professor de Física e mestrando em Ensino de Astronomia pela Uefs, Manoel Pereira, o grupo tem por objetivo discutir e divulgar questões relacionadas com as Ciências Exatas e a Astronomia.
No primeiro encontro o tema abordado foi sobre as possibilidades de colonizar o planeta Marte. Um tema bastante recorrente nos últimos tempos, mostrado através de filmes, séries televisivas e mesmo livros, a exemplo do filme PERDIDO EM MARTE, que é baseado no livro homônimo.

Juntamente com o Professor Manoel, que abordou as implicações físicas de uma viagem a ao planeta vermelho, estava a Professora e bióloga Maria da Saúde, que mostrou possibilidades de semear o solo de Marte. Questão que é mostrada no filme Perdido em Marte.
A professora Maria da Saúde desenvolve com seus alunos, estudos de Astrobiologia, levando os mesmo a analisar e discutir as condições favoráveis para o desenvolvimento e permanência da vida no planeta em destaque bem como outras regiões além do Planeta Terra.
Para o professor Manoel “a curiosidade dos alunos sobre temas científicos e astronômicos é muito grande e faltava na escola a oportunidade de saciar essa curiosidade. Sendo assim, surgiu a ideia de formar um grupo de estudo, juntamente com os colegas das da área de exatas abordar temas como por exemplo, vidas em outros planetas, viagens no tempo, a morte do Sistema Solar, a origem da vida, buracos negros, entre outros.”








Parabéns Manoel.
Sempre se especializando e dividindo conhecimentos.
OLha a cara de interesse dos alunos. Tem algo melhor pra eles ??? Esse Cetep não anda mais.
Fica calado póstuma, tu só sabe falar m…. Cuidado com tua vida ….
É que o interesse dispertado nos alunos pela sua prisão na escola é imbatível.
Iremos oferecer baile funk.
Kkkkkkk
se falas da falta de interesse dos alunos , imagina nas tuas chamadas aulas oh! imagem ….. de professor. este sujeito que se diz prof dom baia é um sem …., só sabe falar mal dos outros e não ver o ….que é.
eu queria saber se este ……transvestido de prof. tem moral pra falar mal de qualquer coisa. não trabalha, só a falar mal dos colegas por falta de competência e moral.
Dom Bahia, vamos fazer baile funk
Parabéns saúde e Manoel vcs são nota 10 sempre juntos cetep
Agradecemos a todos que de forma direta ou indireta acredita nas mudanças das pessoas e do meio o qual fazemos parte. Não é julgando e/ ou condenando que vamos minimizar ou até mesmo melhorar aquilo que achamos ruim e sim, contribuindo com pensamentos e atitudes positivas. Pois, o caminho para o sucesso não é apenas uma via com flores, às vezes temos que ultrapassar montanhas vistas apenas por pessoas visionárias destemidas e perseverantes.
Parabéns você são nota 10 estamos junto cetep
Vixe! A turma de ….. usando outros nomes já começou a baixaria..Ainda bem que já sair dessa escola falida.
Ridículo essa baixaria do CETEPI os ridículos professores pensam que a sociedade é idiota fica um monte de professores brigando dentro da escola, tirei minha filha o ano passado por conta disso. Ministerio Publico precisa ver situação pois a DIREC faz vista grossa. A sociedade só perde com a guerra implantada dentro da escola.
Parabéns Manoel ,Saúde, corpo discente ,que estiveram envolvidos no projeto. Sao ações como esta ,que a educação precisa. Que esse projeto cresça e dê bons frutos.
Dom Bahia é um … no cetep não leciona,só fala mal e persegue os colegas de trabalho e ainda em politico que defende esse sujeito .
Olha a Maria da Saúde, que saudades!
Caros colegas , sao projetos como este ,que fazem toda diferença . Parabéns pela iniciativa Manoel e Saúde. Projeto, que com certeza alcançará grandes alturas , os alunos que participaram adoraram.
São essas iniciativas que precisamos, parabéns aos idealizadores, já estou dentro para ajudar. Para que as escolas atendam a nova geração de alunos é preciso redesenhá-las como um todo e repensar o papel de cada um dentro desse sistema.
Estudei nesta mesma intituição durante 4 anos, até ano passado, e nunca tive o que reclamar com os professores, todos são ótimos. Muitos conflitos entre alunos e professores eram alunos que não tinham o que fazer.
Estão de parabéns, Manoel e Saúde. Desde a sala de aula, que vocês cobram dos alunos. Pois entendo que é pro aprendizado dos mesmo.
Saudades.