
Em nota enviada para a equipe de Redação do portal PA4.COM.BR, a assessoria de comunicação da Embasa relatou que nos últimos anos, a Embasa vem realizando investimentos na área de esgotamento sanitário em Paulo Afonso, totalizando recursos de cerca de R$95 milhões.
Segundo a Embasa, com a ampliação do sistema de esgotamento sanitário, finalizada em 2014, o índice de atendimento com coleta, transporte e tratamento do esgoto doméstico saltou de 4,5% para 36% no município, representando mais saúde e qualidade ambiental para a população do município. São quase 12 mil imóveis atendidos pelo sistema e que deixaram de lançar esgoto in natura em lagos municipais e no Rio São Francisco.
Todo o esgoto lançado nos mais de 140 quilômetros de redes coletoras é direcionado para uma das duas estações de tratamento do município (Estação Centro e Estação BTN) que, juntas, tratam em média 50 litros de esgoto por segundo. “Nessas estações, mais de 80% da matéria orgânica é removida e, só depois, o efluente já tratado é lançado no Rio São Francisco, sem causar danos ao meio ambiente”, esclarece o gerente da unidade regional da Embasa em Paulo Afonso, Luiz Humberto Faria. Antes da implantação desse sistema, os imóveis lançavam o esgoto diretamente nos lagos e no rio, provocando poluição e prejudicando a flora e a fauna associadas a estes corpos hídricos.
Tratamento de esgoto e monitoramento – O processo de tratamento nas estações da Embasa consiste em remover a maior parte da matéria orgânica prejudicial ao meio ambiente. O tratamento do esgoto deve atender aos parâmetros estabelecidos pela Resolução Conama 430/2011, de acordo com a classificação do rio que vai receber aquele efluente. “O efluente tratado lançado no rio não altera as características físicas, químicas e biológicas do corpo receptor” pontua o gerente da divisão de esgotamento sanitário da Embasa no município, Marcelo Dantas. Por isso, é realizado o monitoramento, tanto do efluente que chega e sai das estações, como dos pontos do Rio São Francisco que recebe o efluente tratado.

Cobrança de tarifa – Para os imóveis das áreas atendidas pelo sistema de esgotamento sanitário no município de Paulo Afonso, incide sobre valor cobrado pelo consumo de água o percentual de 80% a título de tarifa de esgoto. É o mesmo percentual aplicado em todo o estado para locais que possuem sistemas convencionais de coleta, transporte, tratamento e destinação adequada do esgoto. “A cobrança é realizada apenas nos imóveis que contam com o serviço”, explica Faria.
A cobrança é determinada pela Lei Nacional de Saneamento Básico nº 11.445/07 e regulamentada pelo decreto lei nº 7.217/10. O valor da tarifa na Bahia foi determinado pela lei estadual nº 7.307/98, regulamentada pelo decreto estadual nº 7.765/00. A tarifa cobre os custos referentes à coleta, transporte e tratamento do esgoto doméstico e manutenção das redes coletoras, de forma a garantir sua adequada operação. Ela também garante investimentos para ampliação do atendimento. “A remuneração dos investimentos e das despesas dessa operação vem da arrecadação da tarifa, como determina a legislação do saneamento”, reforça o gerente da unidade da Embasa em Paulo Afonso, Luiz Humberto Faria.
Outras concessionárias, a exemplo da CEDAE, no Rio de Janeiro, SABESP, em São Paulo, COPASA, em Minas, CAGECE, no Ceará, COMPESA, em Pernambuco e outras, cobram tarifa de 100%, disse.






A estação de tratamento que fica localizada na vila nobre chamada de estação centro na reportagem não trata esgoto nenhum! É tudo mentira que a gerência informou ao portal! Tudo mentira! Digo isso porque moro na vila nobre e pesco no rio sempre e sinto todos os dias o mal cheiro deste esgoto que é lançado no rio bem lado da usina PA4, esta estação não trata nada ainda! Ela só está captando esgoto de uma parte da cidade mas lança no meio ambiente (rio) do mesmo jeitinho que capta! A Embasa e principalmente este gerente gostam muito é de fazer o povo de besta isso sim! E cobrar uma taxa de esgoto a 80% é uma sacanagem com o povo!
Perfeito! Isso foi inaugurado desde a gestão do J.W. e até onde sei não trata nem um metro cúbico de água, vale salientar que a estação localizado no setor industrial próximo das fábricas da Netuno e Integral Mix também não trata nada. Sei que o dinheiro do contribuinte está sendo mal tratado.
ENGRAÇADO 95 MILHÕES QUE SAIU DO NOSSO BOLSO COM ESSA TAXA ABSURDA DE ESGOTO DE 80 % , E ATE AGORA NADA POIS ESSA ESTACÃO AINDA NÃO ESTA EM FUNCIONAMENTO. POR ISSO QUE NOSSO PAÍS ESTÁ DESSE JEITO.
A EMBASA LESA OS CONSUMIDORES E NINGUÉM FAZ NADA.
Meu amigo aquele esgoto lá na PA 4 vem da NETUNO, a merda aqui do centro cai aqui próximo mesmo.
Eu digo o esgoto que passa pela estação da vila nobre meu amigo que cai onde o pessoal chamava de chuvisco antigamente! É só passar lá pra comprovar! É esgoto puro! Não tem nada de tratado lá!
E quem será que paga essas conta ? Eu pago 80% de ( MERDA ), ABSURDO!
ESSE POVO É TUDO …, GERENTE DA EMBASA, PREFEITURA, TUDO …, AI SABE O QUE ACONTECE QUANDO ELES VÊEM O POVO INDIGNADO ASSIM COMO EU ? SIMPLESMENTE ELES DÃO RISADA E NADA MAIS, QUEM É NÃO QUE ESSA “ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO É FACHADA” OU SEJA, MAIS UM MEIO DE… !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!…
e não trata nada, mais uma enrolada dos tempos de lula e que as empreiteiras levaram tudo. e nós pagando absurdo por uma coisa que não funciona
R$ 95 MILHÕES EM INVESTIMENTOS?. PORQUE OBRAS PÚBLICAS SÃO TÃO CARAS? ADMINISTRADORES, O BRASIL ESTÁ MUDANDO…….
O que nosso amigo Terceirizado falou é tudo verdade, moro na vila nobre e tb vejo isso. Agora eles digam assim quando forem usar vai ter q fazer tudo novo, pq aquilo esta abandonado. o esgoto cai direto no rio só é olhar do lado da usina. O mal cheiro é horrível!
Estão todos convidados a visitar e comprovar o tratamento feito na estação. Não digam o que não sabem, fica até ridiculo pra vcs! Uma coisa é achar a cobrança um absurdo, o que eu particulamente acho, outra a sair falando o que não sabe.
Não trata nada! Digo isso porque vejo todos os dias o esgoto sendo lançado e desço o canyon toda semana pra pescar de arpão e aquela porra daquele esgoto é uma fedentina só caindo pelo famoso chuvisco!
quando falam em obras
já penso nos…95 milhões…tá bom.
Mais esse valor ela vai receber em dobro quando colocar as taxas absurda.
Canalhas mentirosos nao funciona nada.
Como é a história, vai la na vila nobre e vejam não tem tratamento de esgoto, vocês que são responsáveis por este serviço vão pro inferno viu, Deus ta vendo tudo
Pago mas não uso. Quero meu dinheiro de volta porque n estou satisfeita com o serviço e todo mundo devia entrar na justiça.
Esse dinheiro ta a onde no bolso dos candidatos
Luizinho da Embasa, por que é que eu estou pagando por uma conta que não funciona a estação de tratamento?
Pago 80% de um serviço que não funciona. Pode Luizinho?