21 de dezembro de 2025

Leitor sugere projeto de Petrolina para retirada das baronesas em lagos de Paulo Afonso

Por

REDAÇÃO #PA4.COM.BR

Trabalho de retirada das baronesas no Rio São Francisco em Petrolina-PE (Foto: Divulgação)

Por sugestão do leitor Aristóteles Brito, o portal PA4 reproduz abaixo o texto e vídeo publicados recentemente na mídia nacional e nas redes sociais sobre o trabalho que está sendo feito na cidade de Petrolina-PE, para a retirada das baronesas que se espalham pelo “Velho Chico”.

 

Assim como lá, aqui em Paulo Afonso a situação é muito parecida. Em vários pontos turísticos da cidade, como os lagos do Balneário Prainha e do Parque Belvedere, as baronesas têm causado transtornos aos banhistas e comerciantes e afugentado turistas. A prefeitura até que tentou algumas ações, mas sem sucesso, elas sempre voltam.

 

O texto abaixo extraído do portal G1-PE aponta os caminhos a serem seguidos. Pelo menos em Petrolina vários órgãos serão envolvidos e a população espera ansiosa para que dessa vez, o problema das baronesas tenha fim. E como frisou nosso leitor: “Nossa cidade está precisando de uma iniciativa dessa”. Fica a dica para o prefeito de Paulo Afonso, Luiz de Deus (PSD) e demais órgãos.

 

Trabalho de retirada das baronesas no Rio São Francisco em Petrolina-PE (Foto: Divulgação)

Veja o texto abaixo do G1:

 

24/03/2017 07h35 – Atualizado em 24/03/2017 07h35

 

Em Petrolina, retirada das baronesas do São Francisco deve durar 60 dias

 

Expectativa é que sejam retiradas mais de 3.500 toneladas de baronesas.
Próxima etapa é de tratamento biológico do rio.

 

As baronesas que se espalham há anos pelo Rio São Francisco em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, estão sendo retiradas. A ação operacional, que começou no início desta semana, deve durar cerca de 60 dias. Após este período será iniciado o tratamento biológico.

 

O trabalho faz parte de um Projeto Orla Nossa, realizado pela Prefeitura do município em parceria com o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). A expectativa é que sejam retiradas mais de 3.500 toneladas de baronesas ao longo de 4 km de extensão do rio.

 

Porém um dos grandes problemas que fazem estas plantas aquáticas se reproduzirem com facilidade nesta margem é o despejo do esgoto in natura. Mas de acordo com o gerente de projetos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Victor Flores, os pontos de esgoto clandestinos que despejam a água suja no rio estão sendo identificados para que sejam tampados.

 

“A gente começou o diálogo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para poder resolver este problema o mais rápido possível. São ligações clandestinas que eles já estão ciente dos pontos que têm que ser tamponados para quando a gente identificar de onde vem isso aí estar solucionando o mais rápido possível”, declarou Victor Flores.

 

Além das máquinas, em alguns pontos do rio, as plantas estão sendo puxadas com o auxílio de boias e cabos. Isso, segundo o gerente de projetos da AMMA, diminui os impactos no São Francisco.

 

A presença das baronesas já era uma reclamação antiga, não apenas dos moradores, mas dos barqueiros também.“Quando nós vamos sair do porto de Petrolina, se estas baronesas pegam no eixo da hélice, ela enrola e atrapalha a nossa manobra. Com esta limpeza vai melhorar e muito pra gente”, disse o presidente da Associação da Travessia das Barquinha (ATB), Luiz Raimundo Pereira.

 

Segundo a prefeitura, a retirada das baronesas deve ser concluída em dois meses. A próxima etapa, que é justamente esse trabalho de oxigenação da água do rio, vai ser feita em parceria com a Compesa, mas o cronograma de atividades está em fase elaboração e, por isso, ainda não tem data pra começar.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 11

  1. CARvALHO De Assis. says:

    Tá ai, vamos compra e está briga com a CHESF.
    É toda bacia de acumulação d’água de Paulo Afonso até Itaparica.
    Trata-se de um verdadeiro desastre ecológico para com o Rio São Francisco.

  2. Janet says:

    Nossa cidade é linda porém. Abandonada. Isso. E um descanso prefeito vamos cuida das nossa cidade ,🏊🏄🚵

  3. INDIGNADO says:

    SE OBSERVA DAS DUAS AGUA DEPOIS DO JARDIM BAHIA ATE O MOXOTO BAHIA O RIO ESTA TODO TOMADO DAS BARONEZA SEM FALAR DO ESGOTO QUE CAIE DENTRO DO VELHO CHICO VINDO DOS BAIROS ISSO E UM DESCASO COM O VELHO CHICO DAS AUTORIDADES DE PAULO AFONSO BAHIA…
    AGUA E VIDA

  4. Marinho - ambientalista says:

    Esse rapaz precisa aprender que essas macrofitas, são originárias de toda carga organica despejada ao longo da bacia hidrográfica do são francisco, onde milhares de residencias construidas na beira do rio são francisco NÃO TEM TRATA MENTO DE ESGOTO, ou seja, constrõem casas e mansões e esquecem de colocar fossas tratadas que devido as descargas na hora de usar o banheiro despejam DIRETAMENTE no rio, imputando ao mesmo esse passivo e contaminando por falta de construir um simples processo de tratamento, e ai o que veremos sempre é a presença das baronesas e taboas, isso que estão fazendo é apenas um paliativo….

  5. Samo gente says:

    Petrolina tem perfeito e governador. Paulo Afonso não tem perfeito e governador

  6. Samo gente says:

    As máquinas da prefeitura de Paulo Afonso e só pra rico.

  7. caca says:

    so fala merda

  8. Maria says:

    No dia de São Nunca que vão fazer isso em P.A.
    Petrolina pelo jeito tem gestores que valorizam o meio ambiente, o pessoal que depende do rio e o turismo, já Paulo Afonso…
    Infelizmente vai ser um ciclo sem fim esse caso das baronesas.

  9. Nildo da Costa says:

    Bobagem de jovens em busca de visibilidade, inclusive profissional!
    O trabalho que hora realizam lá nós já o fizemos nos nossos lagos pelo menos meia dúzia de vezes. A CHESF inclusive realizou métodos de controle biológico.
    A situação do São Francisco é bem mais séria do que se imagina. O Rio São Francisco integra a pobreza nacional. Corre em sua totalidade por regiões habitadas por sub raças humanas. Essa gente que nos finais de semana além de banharem seus corpos imundosnas águas do rio ainda levam e despejam por lá seus lixos! Exatamente agora há um cavalo em putrefação boiando no lago PA 4. Por toda extensão da beira rio é possível de se ver verdadeiros lixões clandestinos que muitas vezes tem origem em endereços sofisticados.
    Talvez os banhistas ainda não se tenham percebido a grande quantidade de caramujos e mexilhões nas pedras e areia que margeiam o rio. Isso é sério indicativo de poluição e podem hospedar parasitas(protozoários)que são vetores biológicos transmissores de várias doenças, tais como: amebiase, cólera, esquistossomose, filariose, febre tifóide, giardíase… e as mais comuns leptospirose e hepatite A. Quase todas geralmente diagnosticadas por jovens, inexperientes e preguiçosos médicos como VIROSES!
    Pensar a preservação do Rio São Francisco como ação EXPETACULOSA para dar visibilidade a jovens em busca de celebridade meteórica é infértil e perda de tempo. E tempo é o que não temos em se tratando de preservação do Velho Chico! Precisamos intensificar e massificar novos conceitos educacionais e civilizatórios nas populações ribeirinhas.

  10. Aaa says:

    Aaa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!