OZILDOALVES.COM.BR – CONTATO
Mensagem enviada através do site em 24/3/2010 – 21h41m
=============================================================
Nome: NUMERIANO GILSON
E-mail: gilsonnumeriano@ig.com.br
Mensagem: A IGREJA COMO ENTIDADE VITAL A SOCIEDADE
A igreja tem um papel primordial na sociedade pós-moderna.
A Igreja, na verdade, é vital para que a sociedade tenha um desenvolvimento sadio. Então, podemos discorrer e tecer pequenos comentários porque a igreja é importante para a sociedade moderna:
1 – A igreja é vital porque ama sem distinção.
A bíblia nos relata quanto amor Deus devota para as pessoas em Isaias 53.5 que assim diz:
“Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”
O sofrimento que foi imposto a Cristo demonstra o tamanho do amor que a Igreja deve ter por todos desta sociedade, sem fazer na verdade, distinção, de raça, posição social, grau de cultura e etc.
Não se pode dizer que somos igreja se não amamos de forma incondicional, posto que Jesus nos amou sem colocar qualquer condição. E sabemos que Ele, Jesus, nos amou anteriormente ao nosso primeiro momento de afeto por Ele, senão vejamos o que o
Apostolo Paulo nos diz em Romanos 5.8:
“Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”
Portanto, a imprescindibilidade da igreja está fundamentada neste primeiro principio que relatamos – o amor incondicional.
2 – A Igreja é vital por ser ajudadora.
Quando adentramos nos recintos onde se cultua Jesus Cristo como único e suficiente salvador, encontramos pessoas tranformadas, que anteriormente eram atormentadas e atormentadoras na sociedade. Ao olharmos e visulizarmos estes recintos, observamos pessoas que na igreja encontraram um porto seguro, um local onde são acolhidas e recebidas e que lá são ajudadas na solução dos seus problemas tanto relacionais, sociais e espirituais, ou seja a igreja ajuda completamente o ser humano.
O texto evangélico diz o seguinte:
“Os fariseus, tendo sabido que ele tinha feito calar a boca aos Saduceus, reuniram-se; e um deles, que era doutor da lei, veio lhe fazer esta pergunta para o tentar: Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Jesus lhe respondeu: Amareis o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração, de toda a vossa alma, e de todo o vosso espírito; é o primeiro e o maior mandamento. E eis o segundo que é semelhante àquele: Amareis o vosso próximo como a vós mesmos. Toda a lei e os profetas estão contidos nestes dois mandamentos”. (Mateus, 22, 34 a 40)
Essas duas frases, juntas, transformam-se no 11.º Mandamento, ou seja, “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, e que resume toda a doutrina de Jesus. A igreja deve ajudar.
3 – A igreja é vital porque aproxima o homem de Deus.
Não existe outro local onde se mostra com maior clareza a necessidade do encontro pessoal do Homem com Deus do que a igreja.
É na igreja, que se demonstra com uma clareza meridiana que a Salvação Eterna, só é obtida através de Jesus Cristo.
A Palavra de Deus nos orienta em Romanos 10.9,10:
“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.”
Portanto que a igreja esteja viva nesses dias para cumprir a sua real missão: Proclamação do nome de Jesus Cristo.
Numeriano Gilson de Souza
Pastor da Igreja Batista Lirio dos Vales
Presidente da ABAME





