20 de dezembro de 2025

No Dia do Bibliotecário, Márcia Ferraz promove Ciclo de Palestras no Colégio SETE.

Por

Acesse www.colegiosete.com.br e veja as últimas notícias.


A bibliotecária do Colégio Sete de Setembro realizou esta semana, dias 10, 11 e 12, o Ciclo de palestras sobre o uso consciente do acervo e das instalações da Biblioteca Euclides da Cunha – nas dependências do colégio.


Na oportunidade, algumas instruções e esclarecimentos foram apresentados aos alunos das 5ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, bem como, a leitura do banner que ilustra as principais orientações aos usuários da biblioteca.


Durante a conscientização, para melhor incentivar o hábito de ler, foi feita a leitura, contextualizada, do livro Se Criança Governasse o Mundo, de Marcelo Xavier, ilustrando os direcionamentos apresentados ao grupo e tornando intertextual a apresentação.


A Biblioteca Euclides da Cunha conta com uma confortável estrutura que oferece acesso a internet (rede WI-FI), terminais de pesquisas, espaços individuais e coletivos de estudos, entre outros. É hoje um dos espaços mais freqüentados pelos alunos e aberto à comunidade.


Em 2009 foram emprestados mais de 7.000 exemplares dos quase 20 mil que compõem o acervo. Esse dado é resultado dos diversos projetos de incentivo à leitura desenvolvidos por nossa bibliotecária e sua competente equipe: Gilda, Genelsa, Josileide e Eva as quais o Colégio Sete de Setembro parabeniza pelo Dia do Bibliotecário (12 de abril).


O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março em homenagem à data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre. O Decreto 84.631, de 09/04/1980, foi assinado pelo então presidente da República João Figueiredo.


Manuel Bastos Tigre nasceu no dia 12 de março de 1882. Em 1906, depois de finalizar seu curso de Engenharia, foi fazer um aperfeiçoamento em eletricidade, nos Estados Unidos. Lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que o deixou interessado pela profissão. Aos 33 anos, Manuel foi trabalhar com biblioteconomia. Ficou em primeiro lugar no concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Entre 1945 e 1947, trabalhou na Biblioteca Nacional e depois assumiu a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!