Com uma média de 133 atendimentos mensais em 2009, o programa Tratamento Fora do Domicílio foi desenvolvido no município de Glória como jamais visto. O TFD é um benefício ao cidadão do Sistema Único de Saúde (SUS), onde são encaminhados consultas e procedimentos de exames para outros municípios de referência, quando esgotadas as possibilidades na localidade do paciente.
Em todo o ano, foram distribuídas 1467 passagens para Salvador, 158 encaminhamentos para marcação na capital baiana, disponibilizadas 780 diárias em pousada e 48 visitas domiciliares.
De acordo com a Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde, Kelma Monteiro, as demandas mais frequentes do município são: liberação de exames de média e alta complexidade, marcação de consultas, autorização em pousadas credenciadas, viabilização de transportes, passagens para Salvador e internamento de pacientes em clínicas psiquiátricas.
Outras ações também são desenvolvidas através do programa. Visitas domicilares, assessoria técnica aos conselhos municipais de Saúde e Assistência Social e palestras educativas são algumas delas.
“Trabalhamos com o intuito de contribuir com ações que promovam uma melhor qualidade no atendimento dos serviços de saúde prestados por esta secretaria à população que dela necessita”, disse a assistente social, Kelma Monteiro.
Para a Secretária Municipal de Saúde Ademázia Rodrigues, a ampliação dos atendimentos do TFD é o resultado do intenso trabalho que está sendo realizado no município para desenvolvimento da saúde. “O esforço é grande para conseguirmos atender as diversas demandas, especialmente dos pacientes mais carentes. Aos poucos, estamos conseguindo”, afirmou a Secretária.





