16 de dezembro de 2025

Oficial da PM fala sobre a escalada da violência em Delmiro Gouveia

Por

Diante da sucessão de crimes assustadores que surpreenderam nossa comunidade desde o final de 2009, nós da imprensa estamos a refletir e tentar buscar respostas sobre esta mudança repentina nessa pacata cidade que, até então, era conhecida pela paz reinante. No intuito de esclarecer à população sobre o trabalho realizado pela PM, objetivando conter esta violência; é que nós conversamos com o sub-comandante do 9º BPM – Capitão Brito.


Em primeiro plano, expomos a estatística que coloca Alagoas como um dos mais violentos estados da União. E ele nos explica que a secretaria de defesa social está trabalhando para minimizar este indicador (a violência), ou seja, está reaparelhando a força policial com viaturas e futuramente deve realizar concurso público para resolver o principal problema da corporação: o contingente reduzido para atender vários municípios. Na visão de Brito esta deficiência também se faz sentir na Polícia Civil, que conta com poucos agentes.


Ao falar sobre os assassinatos recorrentes, ele enfatiza que não considera Delmiro uma cidade tão violenta assim e que estes crimes em sua maioria envolveram pessoas ligadas às drogas. “A maioria das vítimas ou tinham envolvimento com tráfico, ou com o uso de tóxicos (drogas)”, afirma Brito.


Ainda se referindo a estes últimos crimes, o capitão nos lembra que poucos inocentes perderam a vida, como é o caso, só para citar, do assalto ao mercadinho no Bairro Novo, que vitimou a proprietária. Este crime na visão dele é o que mais chama a atenção tendo por consequência gerado maior comoção social junto a comunidade delmirense. Brito também lembra que não devemos reagir a assaltos, pois o bem material é recuperável, mas a vida não.


Concluindo nossa reportagem, pedimos para que o capitão Brito fizesse um breve esboço sobre o cronograma do Carnaval em nossa região. Na opinião dele, a escolha do local, próximo ao ginásio de esportes, foi uma boa opção. Pois facilita o isolamento das ruas e o deslocamento das viaturas, que saem em missão. Ele também lembra que o deslocamento da festa, vai facilitar também o trânsito nas vias centrais, por onde circulam veículos pesados. O capitão cita também o deslocamento de policiais militares, que reforçarão o contingente do 9º BPM especificamente em Delmiro e Piranhas, por apresentarem fluxo maior de pessoas durante o carnaval. O trabalho também receberá apoio da Guarda Municipal e da SMTT.


Ele espera um evento tranqüilo e conta com a colaboração dos foliões. “É nossa expectativa que todas as pessoas presentes ao carnaval  nestas cidades, venham realmente com vontade de brincar e se divertir, pois, em caso de alteração, estaremos preparados”, frisou capitão Brito.


Por: Fábio Guedes / Raimundo Garcez

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!