Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (22) indica que o atual governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner (PT) lidera em quatro situações de voto para governador. Jacques Wagner alcança 39% vencendo o ex-governador Paulo Souto (DEM) que obtém 24% das intenções de voto.
Geddel Vieira Lima (PMDB) aparece em terceiro lugar com 11%. Hilton Coelho (PSOL), incluído nesta situação, tem 1%. Outros 9% afirmam que votariam em branco ou anulariam, e 16% não souberam dizer em quem votariam.
A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2009, com 1.055 brasileiros de 16 anos ou mais, residentes no Estado da Bahia. A margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.
Em um segundo cenário, com Paulo Souto e sem Geddel Vieira Lima, Jaques Wagner lidera com 41%, contra 25% de Paulo Souto. O atual prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB) atinge 6%, Hilton Coelho 1%, enquanto Luiz Bassuma (PV) não alcança nenhum dígito. Declaram-se indecisos perante essa hipótese 16%, e 10% afirmam intenção de votar em branco ou anular.
Com o nome de ACM Neto (DEM) e incluído novamente o de Geddel Vieira Lima, Jaques Wagner chega a 43% e obtém sua maior vantagem, significativamente acima dos 14% obtidos pelo candidato do DEM e dos 13% alcançados pelo candidato do PMDB. Hilton Coelho fica com 2%, e Luiz Bassuma, com 1%. Votariam em branco, nulo ou nenhum, 12%, e não sabem dizer, 16%.
Entre os que aprovam o atual governador, entre 59% e 65% declaram intenção de reelegê-lo, entre os que se dizem simpatizantes do PT, a variação de votar nele fica entre 64% e 67%, e finalmente, os percentuais variam de 46% a 52% entre os que aprovam a gestão do prefeito JoãoHenrique.
Na intenção de voto espontânea, sem a apresentação de nomes de candidatos aos entrevistados, a maioria (61%) mostra-se indecisa em quem votar em 2010 para governador da Bahia.
Veja também:
Pesquisa aponta Serra com 37% e Dilma com 23% para Presidência




