O gosto pela leitura, escrita, música, literatura e um tiquinho de ator dentro de si. Esses são alguns dos atributos que um profissional da educação deve carregar na sua bagagem, além de uma verdadeira paixão e dedicação pela profissão, qualidades essas, que Erika Fabiana tem de sobra. “Eu procuro passar a sensação de um mundo de caráter mais divertido, no qual a criança não se sinta pressionada, apesar de estar passando por um processo de aprendizagem. A educação é isso, principalmente nas áreas iniciais, porque é esse dinamismo que conquista os alunos a ter o prazer de ir à escola”, conta Erika, que em suas aulas com diversas atividades lúdicas, registra a sua marca.
Casada com Jandecleber e mãe de dois filhos, Anna Júlia e Walter, há seis anos Erika é professora e conta que o interesse pela profissão surgiu logo na infância, onde na quarta série, admirava sua professora e desejava ser igual a ela quando crescesse. Formada no Curso de Magistério no CIEPA (Centro Integrado de Ensino de Paulo Afonso), começou a carreira como professora substituta no ensino fundamental, passando por escolas como Polivalente, Casa da Criança e Reunidas. Hoje em um dos mais conceituados colégios particulares do município e sempre acreditando na educação como meio de transformar a vida, ela também atuou em períodos como alfabetização e maternal.
Erika Fabiana também chegou a cursar enfermagem, mas com o falecimento do pai, Máximino, no final do curso ela desistiu da área e prosseguiu com a arte de educar. Apesar dos empecilhos, a mãe de Érika, Dona Marina, que na época não era alfabetizada, foi a que lhe deu forças para seguir como professora. “Minha mãe sempre me apoiou, ela que foi uma pessoa sofrida na vida, dizia que o que tinha pra deixar para nós era a educação. Quando fiz a opção de seguir adiante como professora, ela admirou muito”, conta a profissional, que atualmente com o curso de Pedagogia trancado, almeja se especializar como arte-educadora e prosseguir a trabalhar exclusivamente com educação infantil.




