22 de dezembro de 2025

Luís Junior – Paixão e dom à dança

Por

Sua mãe gostava tanto de quadrilha junina, que pôs o filho, Luís Junior, como integrante de uma delas em meados da década de 90. Junior com o passar do tempo foi tomando gosto pela dança, despertando seu interesse e curiosidade, além de já passar a observar outros estilos de dança dentro da própria quadrilha junina.  A partir do momento que sua dedicação e paixão pela dança se tornaram mais do que evidente, lhe proporcionando a capacidade de coreografar e direcionar um grupo, Heleno José, coordenador da quadrilha Lampião Costa do Sol, lhe nomeou coreógrafo oficial do grupo.


 


Além de ter participado de muitos cursos de dança, Luís Junior sempre baseou seus trabalhos em muita pesquisa e referências, como a grande quadrilha junina baiana, Asa Branca. Tal trabalho só lhe resultou em grandes títulos na cidade, região e alguns estados. Junior foi hexa campeão em Paulo Afonso com a Lampião Costa do Sol, qual já foi considerada a 4ª melhor da Bahia. Ele que já fez oficina de teatro com Edilson Vieira, Hellen Juliana e Dolores Moreira, sempre gostou de agregar aos seus trabalhos coreográficos, elementos das artes cênicas. “Digo que o foco maior é o dom, mas claro, esses acréscimos sempre foram baseados em pesquisas, porque não adianta colocar o movimento pelo movimento, batida do pé pela batida do pé… Você deve contextualizar tudo. Creio eu que esse foi o grande crescimento da quadrilha junina em Paulo Afonso, tanto é que em Caruaru (PE), justamente devido aos avanços coreográfico e à nova roupagem dada à quadrilha junina, conquistamos o primeiro lugar no campeonato”, diz Junior.


 


Ele que já trabalhou no comercio de Paulo Afonso por um tempo, mas que por opção largou tudo e seguiu com a dança, já está envolvido com festejos juninos há quinze anos. Já fez um trabalho com quadrilha em Madre de Deus – Salvador e este ano foi campeão em Rodelas (BA) e Jeremoabo (BA). Atualmente Junior é responsável pela coordenação artística de grandiosos eventos de colégios da cidade, tanto particular, como público. Entre seus últimos eventos, estão o Monteartes (Colégio Montessori), que este ano trouxe o tema “Do Oiapoque ao Chuí, o Brasil está aqui” e o recente FestSete (Colégio Sete de Setembro), que promoveu noite especial com as canções de Roberto Carlos. Sua função nas escolas geralmente vai além da tarefa como coreografo. Junior também é estilista, idealiza e monta os cenários e se preocupa com o contexto pedagógico de suas produções.


 


Cursando atualmente Pedagogia na ULBRA – Universidade Luterana do Brasil, até então Junior não faz mais quadrilhas de rua em Paulo Afonso, até porque como mesmo diz ele, essa é uma manifestação que se defasou na cidade. Ele ainda diz não haver mobilização nenhuma para o resgate das quadrilhas, tanto da parte da divisão de cultura municipal, tanto dos quadrilheiros. “Por isso não avancei mais com isso e também não me mobilizei, mas estamos na expectativa que a gestão atual abrace esse lado cultural, hoje já tão defasado”, completou Junior.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 1

  1. Helriana says:

    Ótimo coreógrafo, pessoa e amigo.
    Sucesso sempre!
    Pq onde vc está a certeza de um bom trabalho é garantia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!