A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, com os sócios Brennand Energia, Sequóia-Casa Forte e Salus-Contour Global, vendeu energia correspondente a 401MW de potência instalada no 5º Leilão de Energia de Reserva, realizado na data de hoje, dia 23/08, pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em São Paulo. Este montante representa 27% de toda a energia ofertada, de um total de 1.505MW negociados. Todos os parques dos consórcios formados por essas parcerias estão localizados no Nordeste.
Serão 18 novos empreendimentos eólicos, totalizando um investimento da ordem de R$ 1,4 bilhão, nos estados da Bahia e Piauí. A Chesf participará com 49% nas respectivas Sociedades de Propósito Específico – SPE.
Em parceria com a Brennand Energia, a Chesf implantará três parques eólicos na Bahia, localizados no município de Sento Sé.
Também no estado baiano, em parceria com as empresas Sequóia Capital e a Casa Forte Investimentos, a Companhia construirá oito parques eólicos, situados no município de Pindaí.
E no estado do Piauí, em consórcio com a Salus FIP e Contour Global, serão sete empreendimentos, situados nos municípios de Marcolândia, Caldeirão Grande e Simões.
No total, o leilão de energia de reserva viabilizou a contratação de 1.505MW de capacidade instalada em parques eólicos, o que representa 700,7MW médios de garantia física contratada, distribuídos em 66 empreendimentos. A quase totalidade dos parques eólicos contratados neste Leilão está na região Nordeste, sendo apenas quatro deles na região Sul do país.




