20 de dezembro de 2025

Conferências territoriais sobre Desenvolvimento Rural Sustentável têm início nesta quarta em Paulo Afonso

Por

O município de Paulo Afonso sedia, nesta quarta e quinta-feira (19 e 20), a primeira das 27 conferências territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário que serão realizadas na Bahia até o final de julho.

O evento ocorre no Hotel Belvedere, na Avenida Apolônio Sales, nº 457, com a participação de gestores públicos, profissionais da área, agricultores familiares e representantes de comunidades tradicionais, movimentos sociais e diversas entidades do Território de Identidade Itaparica.

Os encontros são preparatórios para a 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, prevista para acontecer no final de agosto, em Salvador, com o tema “Por um Brasil Rural com gente do jeito que a gente quer”.

A Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin) está mobilizando e orientando a sociedade sobre a iniciativa. Segundo o titular da pasta, Cezar Lisboa, a Bahia tem um Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável com atuação intensa, que tem, entre suas atribuições, propor e acompanhar as políticas públicas voltadas para a questão do campo, sobretudo da agricultura familiar.

“Este conselho é o foco das negociações que estabelecemos entre o Governo da Bahia e os movimentos sociais do campo. A conferência permitirá o debate sobre a atuação dos conselhos estadual e municipal nos territórios e auxiliará na elaboração de políticas relacionadas ao desenvolvimento rural, para a melhoria da vida no campo, através do princípio do desenvolvimento sustentável”, disse.

Diretrizes

As propostas estaduais serão apreciadas durante a conferência nacional, em outubro deste ano, compondo assim o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Nas conferências territoriais da Bahia, serão eleitos 250 delegados, entre membros do poder público e da sociedade civil. “A conferência da Bahia vai ser, com certeza, participativa. Imaginamos que seja uma das grandes conferências do país, porque temos uma mobilização prévia”, enfatizou Lisboa.

Secretaria de Relações Institucionais – SERIN

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!