No Dia do Meio Ambiente, 05 de junho, algumas atividades foram realizadas no Colégio Sete de Setembro nos diversos níveis de ensino, a exemplo do Fundamental e Maternal.
Para marcar a data nas turmas do 4º ano, uma aula-passeio foi planejada pelas professoras Sônia e Adenaide, juntamente com os seus alunos, com o objetivo de proporcionar às crianças uma forma mais significativa e mais autêntica da aprendizagem. Até a hora do recreio nesse dia mereceu ser no cantinho mais verde da cidade, Parque Belvedere.
A atividade extraclasse levou os estudantes aos bairros BNH, Centenário e Vila Nobre, para que pudessem perceber in loco como está a poluição do Rio São Francisco em Paulo Afonso (BA), viabilizando, dessa forma, a reflexão sobre algumas ações que os próprios alunos poderiam realizar no dia a dia para amenizar esse cenário.
A partir das anotações registradas ao longo da aula-passeio, a atividade será finalizada com a produção de um relatório em sala de aula. Segundo a professora Sônia, além disso, será montado um mural ecológico com as fotos tiradas pelos próprios alunos, como uma maneira de conscientizar as pessoas a não jogarem lixo no rio.
Consolidada com uma atividade de caráter interdisciplinar, a ideia é que ainda os alunos apresentem os resultados obtidos com esse trabalho para outras turmas, como agentes multiplicadores da preservação ao meio ambiente.
E pra finalizar o dia, todos os pequenos do Maternal I aguaram as plantas que ornamentam o jardim do pátio da Educação Infantil, em um ato simbólico de preservação ao meio ambiente. Lições de como preservar a natureza foram repassadas através da contação de histórias e desenhos feitos pelas crianças, integrando momentos que foram um misto de diversão e conhecimento.





