
Na madrugada da segunda-feira, 10 de novembro de 2025, uma operação policial realizada pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Caatinga) em conjunto com a 4ª Companhia do 20° Batalhão da Polícia Militar resultou na apreensão de armas e drogas na Fazenda Santa Cruz, zona rural do município de Macururé, Bahia.
De acordo com a versão da Polícia Militar, os agentes foram acionados após uma denúncia anônima sobre a presença de homens armados e suspeita de tráfico de drogas em um imóvel localizado na região. Durante a intervenção, ainda segundo a corporação, os suspeitos teriam efetuado disparos contra as equipes, que reagiram para conter a ação. Dois homens foram atingidos, socorridos ao Hospital Municipal de Rodelas, mas não resistiram. Outros dois suspeitos foram detidos.
Na ação, os policiais apreenderam dois revólveres de calibre 38 e um de calibre 32, munições, carregadores, drogas embaladas para venda, sementes de maconha, dinheiro e um aparelho celular. O material e os dois detidos foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Paulo Afonso, onde o caso foi registrado.
Entretanto, familiares das vítimas contestam a versão policial. Em entrevista à Rádio Bahia Nordeste, parentes afirmaram que os policiais “já chegaram atirando” e que as pessoas que estavam no local não reagiram à abordagem. Eles também alegam que um adolescente de 15 anos, identificado como Anderson Gabriel, desapareceu durante a operação e ainda não foi localizado.
Segundo os relatos divulgados por familiares ao Blog do Didi Galvão, o episódio ocorreu durante uma comemoração de aniversário e que houve disparos de fuzil. A família relata ter encontrado vestígios de sangue e uma sandália do adolescente nas proximidades.
De acordo com familiares, os mortos foram Ermerson e Ademir Herculano Santos. Eles pedem esclarecimentos sobre as circunstâncias das mortes e o paradeiro do jovem desaparecido.
A Polícia Civil da Bahia deve conduzir as investigações para apurar os fatos, as circunstâncias da ação policial e o desaparecimento do adolescente. O caso segue em andamento.





