5 de dezembro de 2025

Encontro fortalece o setor leiteiro e celebra conquistas dos produtores da região

Por

Redação

A pecuária leiteira da região deu mais um passo importante rumo ao fortalecimento e à modernização. Em um grande encontro que reuniu produtores, representantes de instituições públicas e privadas, além de autoridades de diversos setores, a Associação de Produtores recebeu oficialmente uma ensiladeira da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) — um equipamento essencial para aprimorar o manejo da alimentação animal e impulsionar a produtividade nas propriedades rurais.

O evento foi marcado por um clima de integração, aprendizado e reconhecimento. Entre os presentes estavam Nino Rangel, superintendente da CODEVASF; Marilda, superintendente do Banco do Nordeste; Graziele, do Sicoob; Gatão, da ADAB; Wanderley, da SDR/Paulo Afonso; Edvânio, do Laticínio Sucupira; e Jorge, zootecnista com importante atuação na assistência técnica aos produtores.

Além da entrega do novo equipamento, o encontro contou com palestras técnicas ministradas por Jorge e Bruno Santa Rosa, que abordaram temas voltados à melhoria da produtividade, manejo alimentar, genética e qualidade do leite. As apresentações foram momentos de grande aprendizado e reforçaram o compromisso da Associação com a capacitação e o desenvolvimento dos produtores locais, estimulando a adoção de boas práticas e novas tecnologias no campo.

O evento também contou com momentos de homenagem e uma rica troca de experiências entre os participantes, reforçando a importância da união e da cooperação para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite em toda a região.

Durante o encontro, foram reconhecidos produtores que se destacaram recentemente em torneios e resultados técnicos, como Pé Duro e Karol, campeões do 2º Torneio Leiteiro de Paulo Afonso; Emanoel, de Santa Brígida, que obteve a maior média de produção do Nordeste (39 kg) no sistema convencional — sem o uso de freestall ou compost barn; e Rubens, proprietário da vaca campeã do 3º Torneio Leiteiro de Jeremoabo.

Esses resultados demonstram o potencial e o comprometimento dos produtores locais, que, mesmo diante dos desafios do campo, seguem investindo em tecnologia, manejo eficiente e qualidade na produção de leite.

A iniciativa reforça o papel fundamental da integração entre instituições de fomento, órgãos públicos e produtores rurais, promovendo o desenvolvimento sustentável e o crescimento da pecuária leiteira em toda a região.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!