
Inspiração para milhões de cristãos como exemplo de humildade, simplicidade e amor ao próximo, São Francisco de Assis foi celebrado neste sábado (4) em Paulo Afonso (BA), onde é padroeiro da cidade. Conhecido também como protetor dos animais e da natureza, o santo foi homenageado com uma das tradições mais marcantes do município: a procissão fluvial no Rio São Francisco.
O cortejo saiu da Prainha Ayrton Senna em direção ao Balneário Prainha, conduzindo o andor com a imagem do santo em uma embarcação, acompanhado por cerca de 25 barcos e dezenas de fiéis e devotos. Entre os participantes estavam o prefeito Mário Galinho, o secretário de Cultura e Esporte, Koka Tavares, e o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Emerson Leandro.
A celebração ganhou ainda mais significado por coincidir com o aniversário de 524 anos do Rio São Francisco, o “Velho Chico”, que além de sua importância histórica e cultural, é fonte de vida e sustento para milhões de pessoas e guarda forte ligação com a fé do povo nordestino.
Após a procissão nas águas, o andor foi conduzido em um carro do Corpo de Bombeiros pelas ruas centrais da cidade até a Igreja de São Francisco, onde os fiéis seguiram em oração.
O pároco da igreja, Padre Thiago Costa, destacou a importância espiritual do momento para a comunidade.
“Foi um momento de renovação da nossa fé e da nossa devoção a São Francisco. Para nós é significativo viver essa experiência, de agradecimento e de pedir a Deus proteção para nós, nossas famílias e todo o povo pauloafonsino. Foi um momento de muita alegria viver essa procissão fluvial”, disse.







