
A edição 2025 da Copa Vela consolidou-se como a maior de todos os tempos, reunindo cerca de 200 mil pessoas em quatro dias de festa e movimentando intensamente a economia de Paulo Afonso. Por trás desse marco está a atuação do secretário municipal de Cultura e Esporte, Koka Tavares, idealizador da mudança de formato e do novo conceito de festival que encantou o público e reposicionou o evento no calendário cultural do Nordeste.
Audacioso, pensador e corajoso, Koka revelou que a ideia já estava no papel desde o momento em que recebeu o convite para assumir a pasta:
“O plano deu muito certo. Desde o início, já pensava em trazer esse formato de festival. A proposta era pisar o pé, e o resultado é pé em baixo: a melhor estrutura, a melhor grade, a melhor organização possível. A partir do ano que vem, vamos colocar Paulo Afonso de volta no cenário do Nordeste, fomentando economia, turismo e comércio local.”
O sucesso da Copa Vela 2025 também se deve ao trabalho coletivo da gestão municipal, à parceria com órgãos de segurança, servidores e, principalmente, à população que abraçou a festa. Mas foi a coragem de repensar o evento e implementar um novo modelo que transformou a experiência, tornando-a mais inclusiva, segura e marcante.
Koka ressaltou ainda que a alteração só foi possível com o aval e o apoio do prefeito Mário Galinho, fator que considera fundamental para a execução do projeto.





