
O domingo (6) foi de mobilização interna no Partido dos Trabalhadores (PT), que promoveu eleições em todo o país para renovar suas direções. Em Paulo Afonso (BA), a disputa movimentou a militância e terminou com a vitória de Renata Henrique, eleita nova presidenta do diretório municipal com 190 votos. Ela superou Esmeralda Patriota, que recebeu 103 votos.
A chapa “Uma Nova Energia”, apoiadora de Renata, também venceu entre os filiados da cidade, somando 195 votos. A eleição faz parte do PED (Processo de Eleições Diretas), mecanismo adotado pelo PT desde os anos 2000 para escolher suas lideranças de forma democrática e descentralizada.
Para analistas, o resultado do PED 2025 reflete o esforço do partido em se reposicionar diante dos novos desafios do cenário político progressista, além de demonstrar a busca por renovar a base com lideranças mais conectadas à realidade atual.





