
A campanha da vereadora Evinha Oliveira (Solidariedade) em Paulo Afonso não se trata apenas de uma tentativa de romper as barreiras de gênero, mas de continuar um trabalho iniciado há quatro anos. Eleita na última eleição, Evinha faz questão de lembrar que sua vitória foi fruto de sua dedicação e do apoio de lideranças que acreditaram em seu potencial: “Cheguei aqui pelo meu empenho e de muitas lideranças que acreditaram em mim; venho da sociedade organizada, dos movimentos da igreja e, sobretudo, da força das mulheres.”
Durante seu mandato, Evinha mostrou que é possível para as mulheres se enxergarem umas nas outras, fortalecendo a representatividade feminina na política local. Agora, em busca da reeleição, a vereadora afirma que a recepção dos eleitores é diferente. “Hoje, eu chego, e eles me reconhecem. Ouviram falar de mim, sabem que eu mereci a confiança do cidadão. É uma campanha diferente, melhor no sentido do reconhecimento”, comentou Evinha.
Apesar dos avanços, Evinha reconhece que a participação feminina na política ainda enfrenta desafios significativos. Mesmo com os esforços da Justiça Eleitoral para aumentar a presença das mulheres, a predominância masculina nas campanhas é evidente. No entanto, Evinha já pode ser considerada uma exceção, destacando-se como “a flor que nasceu no asfalto”. Confiante em seu trabalho, ela reforça: “Agora é a minha vez de ir ao eleitor, mas vou tranquila porque tenho serviço prestado.”








