
A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, confirmou, na quarta-feira (14), o primeiro caso da “Monkeypox”, doença conhecida como varíola dos macacos, na cidade de Jeremoabo, distante 85 quilômetros de Paulo Afonso.
A informação que deixou preocupada a população local levou a Secretaria Municipal de Saúde a publicar uma Nota Oficial esclarecendo que o paciente, um adolescente, foi atendido há cerca de um mês no hospital da cidade, porém ele não reside em Jeremoabo, e sim, na cidade vizinha, Antas.
“Há um pouco mais de um mês, um adolescente compareceu à Unidade Hospitalar do Município com sinais característicos da doença e prontamente, a Vigilância Epidemiológica foi acionada. Foram efetuados todos os protocolos orientados pela SESAB, dentre eles, a realização de coletas sanguíneas e cutâneas, prontamente enviadas para o LACEN em Salvador. Os primeiros resultados deram negativo, entretanto, na contraprova que nos foi enviada ontem (15/09/2022), deu positivo para Monkeypox. O adolescente é residente do Município de Antas-BA. A notificação foi realizada pelo Município de Jeremoabo-BA, com o endereço do pai, que reside em nosso município, mas já foi realizada a alteração do endereço e o caso foi passado para o Município de residência do adolescente. A Vigilância Epidemiológica daquele município já foi acionada e devidamente orientada sobre as providências a serem tomadas. Sendo assim, queremos tranquilizar a população, mas deixar o alerta, pois a doença já está circulando em município vizinho.”, explicou o órgão.
A Bahia totaliza 101 casos de Monkeypox, sendo 67 em Salvador; 6 em Feira de Santana; 4 em Conceição da Feira; 3 em Lauro de Freitas; 3 em Vitória da Conquista; 2 em Maracás; 2 em Santo Antônio de Jesus; 1 em Cairu; 1 em Conceição do Almeida; 1 em Conceição do Coité; 1 em Conceição do Jacuípe; 1 em Ilhéus; 1 em Irecê; 1 em Itabela; 1 em Jeremoabo; 1 em Juazeiro; 1 em Mutuípe; 1 em Pé de Serra; 1 Teixeira de Freitas; e 1 em Xique-Xique. Além dos confirmados, a Bahia tem notificados 392 casos suspeitos que aguardam diagnóstico laboratorial e outros 24 casos prováveis. Os dados ainda podem sofrer alterações.





