20 de dezembro de 2025

Na reunião da ALPA, um empresário de visão e as crianças de Santa Brígida

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR

Da esq: Antônio Galdino, Francisco Nery, Isac de Oliveira, Gecildo Queiroz (Foto: Nilton Alcântara (Negrito)

CRÔNICA – Francisco Nery Júnior

Foi na sexta-feira à noite, dia 02 de setembro. A Academia de Letras de Paulo Afonso se reunia no plenário da Câmara Municipal para a posse da nova acadêmica Dolores Moreira, teatróloga das boas de prender a atenção. A peça de sua lavra, Abel Barbosa, o Inventor de Paulo Afonso, sobre a saga e a vida do ex-prefeito, com base no livro do mesmo nome de Antônio Galdino, foi encenada com brilho pelo grupo Roda da Baraúna para gáudio e crescimento de nós outros da plateia.

Entre outros, a presença significativa do doutor Juliano, empresário de visão ciente do futuro promissor reservado à nossa cidade. Como clínicas e cemitério modernos (queremos crer cemitério com crematório), empreendimentos de quem nos parece predestinado a acertar na mosca em termos de prioridade e importância para o nosso desenvolvimento. É com eles, os empresários, que contamos. Crescem e lucram como crescemos e lucramos todos nós.

Da esq: Prof. Sílvio Magalhães, diretor do IFBA, aluno de Santa Brígida, empresários Edinho e Dr. Juliano e Sec. de Cultura, Dernival Oliveira

Apresentado por um amigo comum, disse-lhe já conhecê-lo de nome por força dos seus projetos amplamente divulgados pelos nossos meios de comunicação. Ele me devolveu a gentileza comprovando a importância deste site e desta coluna.

Ainda como prova da importância da ALPA para a nossa comunidade – povo sem cultura é povo morto – a presença do diretor do IFBA de Paulo Afonso, professor Sílvio Lima. Sílvio é filho nada menos que do conceituado professor Silva e da competente ex-diretora da Sala de Visitantes da Chesf, Dona Socorro Lima. Com ele, a esperança da continuidade do Instituto Federal de Educação, onde tivemos a honra de atuar, emprestado pela Chesf, como assessor de comunicação por alguns anos.

Escritor Marcos Antônio e estudantes de Santa Brígida/BA

Posse realizada, comemorações e apresentações paralelas. Dentre elas, a apresentação do grupo de crianças de Santa Brígida, arrebanhadas e coordenadas pelo acadêmico Marcos, verdadeiro caçador de talentos. Marcos sabe que a potencialidade [cultural] reside dentro de cada uma daquelas crianças e responsavelmente faz o trabalho de garimpo que certamente revelará vocações e levará o nome de Santa Brígida para fora dos limites do município.

Aprendemos e acrescentamos novos detalhes sobre a luta de Abel para a emancipação de Paulo Afonso. Crescemos com o exemplo de um trabalho de dedicação e visão do confrade Marcos. Verificamos o empenho de um empresário em somar, entender a vida e os meandros da comunidade e contribuir para a tão sonhada diminuição do fosso social da nossa sociedade; com visão, trabalho e responsabilidade.

De forma que só podemos nos orgulhar, de um orgulho sincero, em pertencer a uma academia que veio para, junto com todos os que amam o nosso chão, ser parte fundamental da grandeza de Paulo Afonso.

Francisco Nery Júnior

P.S. Do professor Rubem Alves, citação por Marcos na reunião da ALPA: “Ser escritor é fazer amor com as palavras”.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!