17 de dezembro de 2025

Otta, fator de excelência para os meus artigos (Francisco Nery Júnior)

Por

Redação (pa4.com.br)

Otta e Nery (Foto: Acervo do autor)

 

Invariavelmente ao meu pé, inspiração para o que escrevo, sempre presente Otta, o meu cão de estimação nos seus quinze anos de esplendor. Ao lado do computador, abaixo melhor dizendo, expira confiança, fundamental para a qualidade da obra – considerando que há qualidade.

Direto ao assunto, para delícia do leitor, tradução de matéria por Ségolène Barbé em Le Figaro de 10 de maio de 2022:

Como os animais de estimação podem ser um fator de equilíbrio

Otta e Nery e Otta, olhando a vida pela janela (Foto: Acervo do autor)

“Algumas pessoas fazem de um animal seu único amigo porque elas têm dificuldade de criar laços de amizade com os outros, por temor dos seus julgamentos”, explica a psicóloga Annique Lavergne.

PSICOLOGIA – Eles nos amam sem condição e nos fazem bem… às vezes com o risco de assumirem uma função excessiva.

Na França, 32 milhões de peixes, 14 milhões de gatos e perto de 8 milhões de cachorros vivem nas nossas casas e jardins. Mais de uma em cada duas casas possui pelo menos um animal de estimação e as pessoas gastam com eles nada menos que 5 bilhões de euros a cada ano. Por que nossos animais de estimação ocupam tão significativo lugar nas nossas vidas? O que os torna tão preciosos aos nossos olhos?

“Vários estudos científicos colocam em evidência os seus benefícios para a saúde física, a saúde mental e a estima de si mesmo”, comenta Annique Lavergne, psicóloga e especialista de uma instituição de apoio em Quebec. “Eles são cada vez mais preciosos na nossa sociedade cada vez mais individualista onde a pandemia ampliou a solidão…” Com efeito, muitas pesquisas e estudos têm mostrado que as pessoas confinadas com um animal tinham o moral menos afetado que as outras pela pandemia do Covid-19.

Portanto, nós amamos os animais de estimação porque eles nos fazem bem.

Introdução e tradução do francês por Francisco Nery Júnior

“Algumas pessoas fazem de um animal seu único amigo porque acham difícil se relacionar com os outros, temem seus julgamentos”, explica a psicóloga Annique Lavergne. Imagem (Pinel)

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 2

  1. Adendo says:

    Otta em pé na janela vai muito além da contemplação da vida exterior. Ele está esperando a minha volta do IFBA, como costumava acontecer todos os dias. Chegando perto de 1 hora da tarde, fim do meu expediente, ele nervoso atava-se à janela na expectativa da minha volta – quando sempre acontecia uma festa entre dois amigos que se amam na pureza do amor.

  2. F. Nery Jr. says:

    Hoje, 20 de maio, Otta diagnosticado com edema cerebral. Cuidados médicos e paliativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!