17 de dezembro de 2025

Iana Lima: “A cara da política em Paulo Afonso”

Por

A cara da política

Eleição muncipal se aproxima, esta eleição para vereadores poderá ser a mais acirrada e difícil de todos os tempos. As dificuldades para alcançar um resultado satisfatório e positivo, nessa verdadeira batalha campal sãoinúeras. Apesar desses impecilhos , ano após ano, muitos cidadãos abraçam essa empreitada. Aqueles que já galgaram uma vaga no legislativo e se candidatam à reeleição, em virtude da legislação eleitoral vigente, leva enorme e desproporcional vantagem sobre os “marinheiros de primeira viagem”.

O vereador, desempenhando o seu mandato, consegue fazer o seu o seu nome, mas realmente satisfazer os anseios de melhorias aos seus eleitores deveria ser sua prioridade ,fazendo-se  assim ainda mais conhecido do que era na época de sua candidatura, o que o ajudará cada vez  em sua reeleição realmente trabalhar para o bem estar socila,bem essa seria a principal função de um vereador que ao se estabelecer num contexto geral acaba por deixar de lado suas competências e enlamiar-se no conflito de interesses. É claro, que também há o outro lado da moeda. Hoje todas as mídias fazem uma marcação cerrada sobre todo e qualquer político, apontando seus erros e seus desvios de conduta,e isso faz com que os seus eleitores cada vez mais politizados diferente de tempos antigos,tenham consciência do seu exercicio de cidadania “voto”.

O mais interessante da política é que a discriminação não existe,qualquer um pode se candidatar. Queiram ou não, para se ganhar uma eleição não precisa apenas de dinheiro, mas, de poder de persuasão, convicção, muita lábia, simpatia, confiança do eleitor  Este ano serão 15 vagas para vereadores em Paulo Afonso, abrindo o leque da concorrência para quase  candidatos, todos galgando por uma tão cobiçada vaga.

Na campanha eleitoral aparecem muitos vendendores de  sonhos, mas a grande maioria só entrega pesadelos. É triste! Mas é assim que funciona. E a história se repete de quatro em quatro anos, mas creio que é o momento de se eleger uma câmara diferente. Opções é o que não faltam.

Um detalhe que pode ser observado  nesta eleição é a quantidade de partidos políticos envolvidos. Tantos partidos assim só ocasiona  enfraquecimanto  que a democracia tem de mais afirmativo , a representatividade. Porque, quanto mais partidos, mais candidatos e, por conseguinte, mais divisão e fracionamento do eleitorado.

Paulo afonso conta com 142 candidatos a vereador, A aliança que apoia Anilton Bastos (PDT) registrou o maior número de candidatos são 52 no total. Bem próximo, logo em seguida, vem as coligações do candidato Gilson Fernandes (PSB), com 48 candidatos. Já a prefeiturável Sônia Caires (PCdoB) têm 37 nomes cada. O PSDC do candidato Sílvio Pero ficou com apenas 04 candidatos e sem nenhuma coligação. Na coligação proporcional, foram formadas sete chapas, que ficaram da seguinte forma: o PRB e o PSDC são os únicos partidos não coligados na disputa de vereadores e os candidatos disputarão entre si por vagas.(fonte do site : ozildolaves.com).

Essa é a parte mais difícil da eleição pois só temos como mudar nossos erros passados quatro anos. E talvez as consequências de nosso atos perdurem por mais que este período, difícil será analisar a quem agraciaremos com nosso ouro “o voto”, pensando bem a cara de cada um de nós é a cara da política que não se cansa de ser política.

Por Iana Lima

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!