
O projeto do vereador Marconi Daniel (PODEMOS) que estabelece o tombamento da Casa de Maria Bonita, localizada no povoado Malhada da Caiçara, como patrimônio histórico, cultural e arquitetônico de Paulo Afonso agora é lei. O projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores e sancionado em 28 de dezembro de 2021 pelo presidente da Casa Legislativa, Pedro Macário Neto.
O projeto de Lei Maria Bonita estabelece a manutenção e preservação das características do imóvel. “Essa lei vem justamente para preservar um pouco da história de Paulo Afonso com o cansaço para que os turistas e as próximas gerações possam ter acesso a cultura. Atendendo ao meu pedido, representantes da Secretaria de Estado do Turismo estiveram em dezembro realizando um estudo de viabilidade, onde apontou a importância dessa lei”, destacou Marconi.
A Casa de Maria Bonita, hoje transformada em museu, reúne um grande acervo de objetos, referências e fotos da história do cangaço. O local, que é um dos pontos turísticos da cidade, abrigou no ano de 1911 Maria Gomes de Oliveira e sua família. Maria de Dia se envolveu com Virgulino Ferreira da Silva se tornando a Maria Bonita, a “Rainha do Cangaço”.
“Vamos manter viva a história do cangaço e de uma das figuras mais ilustres da nossa cidade e sua forte relação com o cangaço. Viva ao cangaço, a Maria Bonita e a nossa querida Paulo Afonso”, finaliza.





