
O governo da Bahia decidiu que vai aceitar a ajuda humanitária oferecida pela Argentina mesmo após a negativa do governo federal. Na quarta-feira (29), o Ministério das Relações Exteriores formalizou a dispensa de apoio diante de uma das maiores tragédias enfrentadas pela população da Bahia.
O estado tem, de acordo com números atualizados ontem pela assessoria do governo, 629.398 pessoas afetadas pelas chuvas que devastaram cidades neste mês.
“Me dirijo a todos os países do mundo: a Bahia aceitará diretamente, sem precisar passar pela diplomacia brasileira, qualquer tipo de ajuda neste momento”, publicou o governador Rui Costa (PT) no Twitter por volta das 14h10 desta quinta-feira (30). O gestor disse que o governo argentino insistiu na oferta apesar da postura da União.
Em meio a isso, Rui ressalta que a população precisa “de todo tipo de ajuda” . “Estamos trabalhando muito, incansavelmente, para reconstruir as cidades e as casas destruídas, mas a soma de esforços acelera este processo, portanto é muito bem-vinda qualquer ajuda neste momento”, frisou.
A declaração vai na contramão do que disse o presidente Jair Bolsonaro (PL), que não veio à Bahia para acompanhar de perto a tragédia causada pelas enchentes. Mais cedo, o chefe do Executivo nacional disse que o apoio da Argentina “não seria necessário naquele momento” . Ele próprio curte férias em Santa Catarina e é representado por ministros no território baiano.
Estragos na Bahia
Cidades do Sul, Extremo Sul, Sudoeste e do Recôncavo baiano têm sofrido com fortes chuvas desde o início do mês. Os temporais devastaram diversos municípios, provocaram a morte de 24 pessoas e deixaram outras 434 feridas. Há ainda 37.324 desabrigadas e 53.934 desalojadas, segundo o balanço divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) na noite de ontem.







Rui, cadê o dinheiro dos respiradores? Queremos nosso dinheiro de volta. A argentina está lascada e não está conseguindo ajudar nem seu próprio povo. O Governo Federal está mandando R$ 200 milhões e os esquerdinhas continuam fazendo politicagem. Ora, bolas, vão catar coquinho ou ver se lula está na esquina. Comunismo, aqui não.
Vai pedir na Netuno seu dinheiro dos respiradores. Deixa de falso moralismo.
Rui costa está sendo muito safado, quem vai pagar os custos dessa galera aqui se o exército é os bombeiros militares já estão fazendo esse trabalho? Argentina querer mandar 10 pessoas pra cá só vai aumentar a despesas, precisamos é de dinheiro, não gastar com gente de fora.
Esses esquerdopatas , ficam brincando com as pessoas que estão sofrendo coma a chuva , , fazendo política em detrimento das vidas das pessoas o Presidente está fazendo tudo para ajudar as pessoas que estão sofrendo com as enchentes , e esse comunista fica brigando com o Bolsonaro , , esse cara devia se unir ao Presidente para ajudar as pessoas que que estão precisando de ajuda , isso é o fim da picada
Esse ditadorzinho surrupiou o dinheiro da pandemia e agora quer mais! Pra que 10 argentinos se temos a FAB, Bombeiros, povo em geral fazendo doações, verbas federais…o que esse b…. quer é dinheiro na mão dele!
Quem mais tá ajudando é Bolsonaro enviando milhões de reais, ajuda humanitária de médicos etc esses esquerdopatas hipócritas deviam parar com esse teatro pois não enganam mais ninguém e, os milhões desviados dos respiradores vai devolver quando?
Ajuda de 10 pessoas onde o governo federal teria que arcar com todas as despesas das mesmas, , sendo que aqui temos pessoas capacitadas para isso? O governador devia prestar conta do dinheiro dos respiradores e parar de fazer palanque político com a desgraça do povo.
O presidente Bolsonaro foi o primeiro a ir ao sul da Bahia ver de perto os estragos das chuvas,muito antes do governador e, mesmo o presidente não estando presente nas últimas chuvas pois já tinha ido anteriormente,, ele mandou seus ministros irem ver os estragos novamente e destinou milhões ao estado. E mesmo a esquerda tentando manipular os fatos, a verdade sempre prevalece!