20 de dezembro de 2025

Voluntários relatam caos em cidade na Bahia: ‘pessoas brigando por água e comida…um apocalipse’

Por

Redação (pa4.com.br) com g1

Ubaíra ficou destruída após chuvas dos últimos dias. Dezenas de pessoas de municípios vizinhos, como de Santa Inês, têm se deslocado até o a cidade para ajudar vítimas

 

Casa desaba após chuva intensa no sudoeste da BA — Foto: Redes sociais

Após as chuvas intensas, o rastro de destruição deixado pela água tem provado caos em diversas cidades da Bahia. De acordo com voluntários, em cidades com menor estrutura, o cenário tem sido aterrorizador. Em Ubaíra, uma das 136 cidades em situação de emergência, no Vale do Jiquiriçá, a situação é muito crítica.

Cesar Rotondano, morador de Santa Inês, é um dos voluntários que tem que se deslocado a Ubaíra, que fica a cerca de 30 minutos de distância, para levar donativos para as vítimas da chuva.

“Não imaginávamos o tamanho do caos que está na cidade. Vimos de tudo que vocês imaginarem. Um pessoal brigando por conta de água. Uma coisa triste. Era algo impressionante, e parecia coisa de filme. As pessoas brigando por água e comida. Não dá pra ter noção, é um apocalipse. Uma tristeza”, contou ao g1.
De acordo com Cesar, Ubaíra está sem água potável. O fornecimento de água está sendo feito através de doações. “A locomoção está muito difícil, com lama até o joelho. Aqui em Santa Inês estamos conseguindo recuperar aos poucos, mas em Ubaíra está uma tristeza. Estão sem sinal de celular, de internet, e com energia (elétrica) muito instável”, contou o jovem.

Ao todo, 21 pessoas morreram em decorrência das fortes chuva na Bahia. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), 77.092 pessoas desabrigadas ou desalojadas.

O número de desabrigados – que são as pessoas que perderam seus imóveis e precisam de apoio do poder público – está em 34.163. Já o total de desalojados – que são as pessoas que também perderam os imóveis, mas foram alocadas em casas de familiares – está em 42.929.

A Sudec informou que 471.786 pessoas foram afetadas pela chuva. O número de feridos não foi alterado desde a segunda-feira (27), e segue em 358 pessoas. Nesta terça, 136 cidades estão sob decreto de situação de emergência.

 

Foto aérea mostra ruas inundadas após por fortes chuvas em Itajuipe (BA) no sul da Bahia, em 27 de dezembro — Foto: Amanda Perobelli/Reuters

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!