
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que vai diminuir novamente a vazão da média diária da Barragem de Sobradinho, que fica na cidade de Paulo Afonso, no norte da Bahia, a partir desta terça-feira (26).
CRISE HÍDRICA: Volume de água autorizado para uso do rio Paraguaçu é reduzido para 50% pelo Inema
O escoamento será reduzido de 1.000 m³ por segundo, para 800 m³, gradualmente. A limitação atende a um pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). De acordo com a Chesf, a vazão é diminuída para preservar o nível do reservatório de Sobradinho e não deixar que o de Itaparica aumente muito.
Por isso, a companhia pediu cuidado à população que ocupa áreas ribeirinhas próximas à calha do Rio São Francisco, por questões de segurança. Atualmente, o reservatório está com 33,53% de volume de capacidade.
Em nota, a Operador Nacional do Sistema Elétrico informou que esta medida operativa diz respeito à função da gestão otimizada dos recursos, no momento em que se verificou uma melhora dos recursos hidroenergéticos disponíveis no Sistema Interligado Nacional (SIN).
De acordo com a ONS, soma-se a esse fato, o incremento das vazões ocorridas em Itaparica em decorrência das recentes chuvas, além do nordeste contar com outras fontes energéticas, como as renováveis e a geração térmica.
A bacia do Rio São Francisco é responsável por cerca de 17% da energia armazenada do Sistema Interligado Nacional e só a barragem de Sobradinho representa 10,4% desse total. No mês de setembro, a Chesf determinou uma medida contrária.
Entre a última quinta-feira (21) e o sábado (23), a vazão foi diminuída de 1.600 m³ por segundo para 1.000 m³. A barragem teve um aumento da vazão de de 1.300 m³ por segundo para 1.600 m³.





