
A partir desta segunda-feira (14), algumas as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do município realizam a triagem para síndromes gripais. A medida objetiva diminuir o fluxo da UPA Covid, que recebe diariamente centenas de pessoas.
O atendimento nas unidades será realizado da seguinte forma, de segunda a sexta: das 7h às 11h voltado para a população em geral, e das 13h às 17h, somente para triagem. “Muitas pessoas vão a UPA com sintomas de gripe que confundem com os de covid, como coriza, febre, dor de cabeça, e necessariamente não é corona. Com a triagem nas UBS´s, só irão a UPA aqueles casos que realmente necessitam de atendimento específico. Dessa forma desafogamos o fluxo na UPA e ainda protegemos a população”, frisa o secretário de Saúde, Adonel Júnior. Ele enfatiza que para o BTN, a triagem acontece na Academia da Saúde.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Simone Andrade, as gestantes para o pré-natal continuam com a agenda, que será transferida toda para a parte da manhã. “As gestantes que estão com consultas marcadas nas UBS´s na parte da tarde, serão transferidas para a parte da manhã, e continuarão com as consultas”, explica. As renovações de receitas e curativos também serão mantidas e os que necessitarem deverão se dirigir também na parte da manhã.
Atenção para as unidades que estão realizando a triagem das síndromes gripais:
-Nossa Senhora de Fátima
-Rua do Sol
-Perpétuo Socorro
-Américo
-Pedro Álvares Cabral
-São Francisco
-Chesf
-Josefino
-Jardim Bahia
-Siriema
-Irmã Rita
-Prainha
-Senhor do Bonfim
-Moxotó
-Academia da Saúde, no BTN





