
A vacina contra a Covid-19 chegou em Paulo Afonso, porém nem todos os idosos da faixa etária de 80 anos receberam a vacinação a tempo e tiveram que esperar. O motivo: faltou vacina. Tudo porque os dados da Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, não apresentaram consistência quanto ao quantitativo de idosos aptos a tomarem a vacina. Diante do problema, o vereador Marconi Daniel (PODEMOS), sugeriu ao município criar alternativas para a realização do cadastramento das pessoas que irão tomar a vacina.
Para o parlamentar, a criação de um aplicativo de cadastro da vacina, pré-cadastro presencial e ativação da ouvidoria da Saúde são ações que evitariam problemas que levassem a falta da vacina. “Várias cidades do país aderiram a esse tipo de recurso e tem sido um sucesso. O correto seria a vacinação ter ocorrido em escalonado por ano de vida, de forma decrescente. Sugiro ao município a criação de um sistema de cadastramento para que se possa ter um controle dos números e evitar dados equivocados, que é o que vem ocorrendo”, destacou Marconi.
Marconi defende que essas ações garantiriam mais agilidade no processo da administração da vacina, é uma vez adotadas, seriam aplicadas em outras fases da vacinação. “Além de poder controlar o cronograma com mais precisão, por meio do aplicativo, pré-cadastro ou até pela ouvidoria, seria possível fazer esse agendamento e levantamento de informações do paciente. A comunidade tendo acesso a esse dispositivo, o cidadão poderá conferir a data da sua vacinação, bem como tirar dúvidas e dar feedback a gestão”.
Consórcio Público para vacina
Após o vereador Marconi Daniel repudiar a postura do município em ter ficado de fora do Consórcio para compra de vacinas da Covid-19 gerido pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), e nem se quer, ter mostrado interesse em aderi-lo, a Prefeitura de Paulo Afonso se manifestou por meio de nota nas redes sociais e informou que está se preparando para a compra das vacinas contra a Covid-19, por meio do Consórcio Público realizado pela. O município encaminhará nos próximos dias um projeto de lei a ser votado n Câmara de vereadores.
Para o parlamentar, a mudança da postura da prefeitura sobre o consórcio da vacina só reforça que seu trabalho vem sendo feito da maneira correta. “Estamos fazendo um trabalho propositivo sempre a serviço do melhor para o povo pauloafonsino. Fico feliz em ver o município voltando atrás e melhor se posicionando sobre a vacina. Vidas importam sim e o senhor prefeito e seu secretariado tem que se atentar a isso, sempre buscando trabalhar para garantir uma saúde de qualidade a todos, pois é um direito conquistado. Irei continuar lutando por melhorias em todas as áreas, não irei me calar”, destacou.






Precisamos que os vereadores fique vigilante