
A Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um alerta de pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento em pontos isolados do Agreste, Sertão e Sertão do São Francisco que podem ocorrer até as primeiras horas de quinta-feira (18).
A Semarh informou ainda que as pancadas intensas de chuva poderão provocar alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas, transbordamento de pequenos riachos e movimentações de massa em áreas de encosta.
Como a chuva prevista para estas áreas será localizada, a precisão da localização e intensidade só poderá ser observada com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo.
A Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.
Chuvas fortes deixam Santana do Ipanema e mais 5 municípios do Sertão de AL sem água e energia
Maravilha, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Dois Riachos e Cacimbinhas também foram afetados pelas chuvas. Descargas de alta intensidade atingiram dois transformadores da subestação em Santana, o que causou falta de água na região.
Chuvas fortes no Sertão de Alagoas afetaram o fornecimento de água e energia nesta quarta-feira (17) em Santana do Ipanema, Maravilha, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Dois Riachos e Cacimbinhas.
Segundo a Equatorial Energia Alagoas, o fornecimento de energia só foi retomado em Cacimbinhas e a previsão é que seja restabelecido até as 19h nos outros cinco municípios.
A Casal informou que a previsão é que o fornecimento de água seja retomado até as 19h.
De acordo com a Equatorial Energia, a interrupção foi registrada por volta das 20h25 dessa terça-feira (16), após a descargas de alta intensidade atingirem os transformadores da subestação de Santana do Ipanema, afetando os outros municípios.
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou que por causa da suspensão do fornecimento de energia, o abastecimento de água ficou deficiente.
Equipes técnicas das duas empresas foram acionadas para os locais atingidos e deram início ao processo de deslocamento da subestação móvel para Santana do Ipanema, que vai suprir o fornecimento de energia nos seis municípios enquanto os transformadores são substituídos.





