21 de dezembro de 2025

Processo contra “soldado cantor” Amado Cigano é instaurado pela PM baiana e “praças” ficam revoltados

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR COM INFORME BAIANO







Na última terça-feira (09/02), a Corregedoria Geral da Polícia Militar determinou um Processo Disciplinar Sumário (PDS) para apurar a conduta do soldado da Polícia Militar Welligton Ferreira, conhecido popularmente como ‘Amado Cigano’, que cantou em um bar no bairro de Itapuã, em Salvador, após convite de uma fã. O registro audiovisual, ocorrido em 29 de janeiro desse ano, viralizou no WhatsApp e virou notícia em alguns dos principais veículos de comunicação do país. Além disso, foi bastante elogiado pelo público em geral.




 

O documento interno da corporação, que foi enviado ao Informe Baiano por uma fonte nesta quinta-feira (11/02), afirma que o trabalhador “não utilizava máscara de proteção, contrariando as orientações das autoridades sanitárias em relação a pandemia”. Também aponta que Ferreira violou procedimentos da PM. Um tenente-coronel será responsável por analisar o caso.

 




 

 

A depender da conclusão do oficial, o soldado pode responder um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e ser demitido. Nas redes sociais, integrantes da PM ficaram revoltados com a decisão de instaurar o PDS, ainda que seja uma medida comum.

 

“Porque não instaurou o PDS pra oficial que está dançando sem máscara, contrariando as orientações sanitárias? O policial tirou a máscara porque foi beber água e aí, parou rápido e atendeu um pedido da comunidade, mostrando o lado humano. Se fosse um oficial podia, como é um praça não pode. Isso é um absurdo”, desabafou um soldado, que terá sua identidade preservada para que não sofra nenhum tipo de punição da PM.

 

“Por isso que tem que discutir a desmilitarização, mas eles não querem porque é isso que segura a tropa. A vaidade fala mais alto. Se fosse igual a PF, PRF e Polícia Civil não acontecia isso. Para você ter ideia, o praça recebe 45% de CET enquanto o oficial ganha 125%. Na Polícia Civil todos recebem igual, tanto agente como delegado”, disse revoltado outro integrante da PM.

 

 



WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 4

  1. VIGILANTE says:

    Que o senhor t proteja…e t livre desse processo meu irmão… Deus t abençoe!

  2. preste atenção says:

    SE PREOCUPEM EM PEGAR BANDIDO. O POLICIAL É E TEM QUE SER AMIGO DA COMUNIDADE. NÃO FEZ NADA E SIM SOCIALIZOU. AGORA QUANDO A POLICIA FAZ ALGO DE ERRADO COM A POPULAÇÃO OU ELE ALGO PIOR, ELES DEFENDEM AFASTAM. MASSSS NESSE CASO É BURRICE.

  3. francisco j says:

    A PM está correta tem que haver punição, ele estava no momento de trabalho fez algo fora da rotina que não contribuiu em prol de alguém, se não for chamado sua atenção vão aparecer outros que irão na hora de serviço, dançar funk, capoeira, fazer malabarismo, mágica, vender pipoca etc. tudo para chamar a atenção, enquanto a bandidagem age contra a população. Se no momento em que ele estivesse cantando e houvesse um assalto ou roubo nas proximidades, a mesma população que o aplaudiu junto com a midia, teriam criticado toda a corporação militar pela atitude leviana de um soldado, no momento que devia está atento estava se distraindo cantando em um bar.

  4. justiça says:

    o pad estaurado pelo comandante estar corretíssimo o policial estava de serviço abandonou seus direitos e deveres para ser cantor em um bar a gora vai viver da musica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!