
Vera Gouveia e Frederico Fausto
Nas mãos dos senhores vereadores, uma justa homenagem
Sou, sem sombra de dúvida, testemunha de que a professora Vera Gouveia, ex-diretora do Ciepa, atual Cetepi, e o engenheiro Frederico Fausto, ex-prefeito e ex-chefe do SPOM, viviam para a sua missão. Em outras palavras, nas palavras do professor Hélio Rocha, colocavam a alma no que faziam. Mergulhavam e iam a fundo para cumprirem a tarefa de bem servir e, importante, sem desservir ninguém e sem quebrar as regras do compromisso com a ética e do bem ao próximo.
Posso declarar, como alguém que trabalhou sob o comando de Vera e de Fred, que houve avanço e desenvolvimento na escola Ciepa e no órgão de manutenção do Acampamento SPOM, dois órgãos com características singulares, durante a gestão dos dois. Eles se doaram para esse avanço e para o bem-estar dos seus comandados.
Como cultura, memória e reconhecimento são fundamentais no processo de desenvolvimento de um povo, carece nos importarmos um pouco sobre o legado que nos proporcionaram esses dois pauloafonsinos de coração e de cepa. Povo que não tem memória é povo destinado ao fracasso.
E assim fica lançado um repto aos novos vereadores para a colocação dos nomes da professora Vera e do Engenheiro Frederico em algum local ou patrimônio da nossa cidade. Só teremos a ganhar.
Por Francisco Nery Júnior
P.S. Não sou a favor da substituição de nomes de ruas e logradouros consagrados pelo povo. Acompanhei com satisfação a volta dos nomes tradicionais desses locais em Salvador na gestão do prefeito ACM avô. Assim, a rua Pacífico Pereira (onde eu morava) voltou a se chamar, até hoje, Rua da Curva Grande, como temos a Avenida dos Dendezeiros e a Baixa do Bonfim. Todavia, prevejo que alguém vai sugerir a troca do nome Avenida dos Estudantes para Avenida Vera Lúcia Gouveia.





INTERESSANTE: NINGUÉM FAFA EM HOMENAGEAR O ENFERMEIRO SEU VIVALDO, QUE CHEGOU EM PAULO AFONSO APÓS O FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. PERTENCEU A FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA, CUIDOU DOS CASSACOS QUE SE ACIDENTAVAM NA CONSTRUÇÃO DAS USINAS DA CHESF: USINA 1, 2 3, E 4. FOI SEU VIVALDO QUEM EMBALSAMOU O DR ALVES DE SOUZA, PRIMEIRO PRESIDENTE DA CHESF, COJO CORAÇÃO FICOU SEPULTADO ALI NO MONUMENTO BELVEDERE, EMBALSAMOU O SAUDOSO PADRE LOURENÇO, NAQUELE TRAGICO ACIDENTE QUE O PADRE FOI VITIMADO, EMBALSAMOU DR ANDRÉ FALCÃO, EX PRESIDENTE DA CHESF, CUJO NOME LEVA A SEDE DA CHESF. A MÁTRICULA DELE NA CHESF ERA: 145. ISSO É QUE EU CHAMO DE INJUSTIÇA, E FALTA DE RECONHECIMENTO. MAS FOI HOMENAGEADO PELO AUTO COMANDO DO EXÉRCITO BRASILEIRO , QUANDO RECEBEU UMA PLACA COM OS DIZERES: DAQUI, SAIU UM HÉROI. ESSE SIM, TEM HISTÓRIA. MAS NINGUÉM LEMBRA DELE. A COMEÇAR, PELOS QUE SE DIZIAM AMIGOS DE SEU VIVALDO. POR ISSO, ELE TINHA O EXÉRCITO COMO SUA PAIXÃO.
O amigo se esqueceu de algo foi ele quem embalsamou Dr Hemetério esposa e filha no trágico acidente em Águas belas PE.
Concordo, por ter sido um grande cidadão, deste município.
O HOSPITAL NAIR VAI FAZER FALTA PRA CIDADE, ASSIM COMO O ENFERMEIRO SEU VIVALDO FES FALTA QUANDO SE APOSENTOU> MAS MESMO APOSENTADO, AINDA ERA CHAMADO PRA SOCORRER OS ACIDENTADO DAS CONSTRUÇÕES DAS USINAS. MESMO APOSENTADO, FOI CHAMADO AS PRESSAS PRA EMBALSAMAR DR ANDRÉ FALCÃO, EX PRESIDENTE DA CHESF QUE MORREU NAQUELE TRÁGICO ACIDENTE DE HÉLICOPTERO. DESSE HOMEM NINGUÉM LEMBRA.
Pois é..tantos moradores com inumeros serviços prestados ao município…e esquecidos..
Mas o hospital Nair não vai embora não so vai mudar de administração .
Sem necessidade trocar o nome das ruas..principalmente a Avenidada dos Estudantes…oxe..inutilidade publica..
Homenagear os pioneiros funcionários da chef, ninguém lembra eles, meu pai era um.
Corrigindo: CHESF
Verdade Paulo conheci seu Vivaldo eu sou tio de 3 Neto dale
Quando a gente pensa que já leu de tudo, me vem essa de mudar nomes de ruas.