29 de março de 2024

Vereadores querem voltar atrás em PL sobre o comércio: ‘Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que aprovam’

Por

IVONE LIMA (PA4.COM.BR)

Os comerciários de Paulo Afonso – mas também os comerciantes, estão experimentando aquilo que a população de forma mais ampla já sabe, após uma votação tosca, ocorrida no fim do ano passado, na Câmara Municipal, que sem ouvir ninguém – ao menos as partes interessadas-, a Casa aprova (houve resistência, mas insuficiente) que comerciantes possam seguir o trabalho no sábado, até às 18 horas. O PL foi proposto por Marcondes Francisco (PSD).

 

Legislatura que aprovou o projeto de lei para que funcionários do comércio trabalhem até as 18 horas no sábado.

 

Sim, uma conquista garantida há 30 anos foi parar na lixeira. ‘Ah, é facultativo’, sempre existe alguém né, para defender. Sim, meu caro, mas como a lei assegura, quem vai garantir que o dono do comércio não obrigue o trabalhador? E mais: aprovaram a lei, mas não está claro em quais condições se trabalhará a mais no sábado.

 

Agora que chega a hora de a onça beber água, e a CDL já anunciou o funcionamento aos sábados, e a consequente reação indignada da classe afetada com o projeto, pasmem, muitos dos que aprovaram – eu sei, pois, no dia estava lá – já sopram por aí que, se o mesmo voltar à Mesa, votam contra. É de lascar!

 

Então é preciso lembrar os ensinamentos de Cristo: Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que votam. Porque Pai, eles não leem. Simples assim. O mesmo, diga-se da população, que costuma votar com a barriga, e não param um minuto para pensar: ‘tens mesmo condições, meu amigo, de me representar? ’.

 

O resultado sempre é o desastre, o estresse, a impotência diante do fato consumado. Um leitor, escreveu no comentário uma grande dica: ‘Que os vereadores de Paulo Afonso que só trabalham um dia por semana – e vocês estão vendo como trabalham bem – também trabalhassem aos sábados’. Adorei.

 

Ah, meu povo, esse pessoal, também vai discutir na próxima segunda (24), a reforma administrativa, um calhamaço daqueles! Vamos pedir que usem o sábado para lê-la, evitando assim que os funcionários da prefeitura não venham chorar depois.

 

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 28

  1. Wilker says:

    Até hoje eu estou tentando entender de onde partiu essa ideia. As vendas estão terríveis durante a semana ou no máximo sábado pela manhã, então quem vai sair de casa para fazer compras num sábado às 16:30h por exemplo? E quem mora nos bairros mais distantes, área rural ou outras cidades sairiam de suas residências para ir ao comércio as 17:00h no primeiro dia do final de semana? Sem falar que para o comerciante nem valeria a pena pagar os adicionais. Melhor reconhecer um equívoco e corrigir, que permanecer nele por falta de bom senso. Parabéns aos vereadores pela correção.

    • Cidadão says:

      Tô esperando você ir na notícia sobre o calçamento que não existe nas ruas do sal torrado

  2. Jailson says:

    Com todo o respeito a reportagem, mas faltou citar o vereador autor do projeto de lei. Alguém. (empresarios) será que não tiveram nada a ver com isso. As coisas não surgem do nada.

    • cidadão revoltado says:

      Foi aprovado na Câmara Municipal de Paulo Afonso, entre o natal e o ano novo do ano passado, um projeto de lei que segundo seu autor, o vereador Marcondes Francisco (PSD), ‘atualizaria’ a lei que já regia o funcionamento do comércio aos sábados.

      Sancionada em janeiro deste ano pelo prefeito Luiz de Deus (PSD) a lei municipal Nº 1.355 faculta a abertura do comércio aos sábados, até as 18 horas.

  3. Cidadão says:

    Interessante que em cidades maiores, o comércio funciona por mais tempo, parece que Paulo Afonso se recusa a crescer.

    • Eu says:

      Crescer em que?para nse?se tudo que ae vende nesse comércio aqui de nossa cidade é um verdadeiro absurdo os preços?

  4. Digital says:

    Recuar, nesse caso, é um retrocesso!

  5. JOÃO MATA SETE says:

    O comerciante não é obrigado abrir após ao 1/2 dia do sábado e ou a qualquer dia.

  6. funcionária indignada says:

    Meu Deus que vereadores,safados na hora de vim pede seu voto é td bonzinho. Quero ver se eles vão trabalhar o dia td. Eles fase em é emenda,quamdontem feriado.. espero q esse vereador galinho faça algo pra nós ajuda.pq oq nossos patrões q é reduzir na semana pra paga pra paga nas sexta-feira e sábado. Pelo menos é oq está acontecendo comigo. 😥

  7. Adriana says:

    Aproveitem para usa os “SÁBADOS “, as terça, as quartas,as quintas,e sextas para estuda os projetos que chegam nesse Legislativo de nada!

  8. Paulafonsino says:

    Deveria mesmo era colocar os fucionarios da prefeitura que trabalham até meio dia para trabalhar a semana toda e o sabado até as 18:00. Ou entao colocar os vereadores q ganham para uma vez por semana serem incompetentes e infelizes nas suas decisões .

    • Pedro Paulo. says:

      Se todo mundo for trabalhar sábado a tarde,ninguém vai ter tempo pra comprar nesse horário. Kkkkķ

  9. James Carlos dos Santos says:

    Se os outros Vereadores fizessem igual ao colega Zézinho do INPS e ficassem somente desenhando tinha mais futuro.

  10. Claudia says:

    É um absurdo o comercio abrir aos sabados o dia todo gente o tempo da escravidão já passou o povo ñ tá comprando nem nos dias da semana por conta dessa crise e mais uma vez à corda só quebra do lado mais fraco sim coloca o nome do vereador que inventou isso pra vê ele na prefeitura só mamando na próxima eleição

    • Leitora says:

      Meu bem você realmente leu a matéria toda?
      Releia e vê se vc encontra o nome do autor do projeto de lei pq está bem estampado na matéria…
      Pelo amor… Sejamos menos preguiçosos para ler ao menos uma matéria completa.

  11. Luisa says:

    Acho absurdo essa invenção, acham pouco salário de mereca , agora querem explorar os coitados funcionários trabalhando até às 18:00 . Sem contar de como os donos de lj tratam seus funcionários pura humilhação.

  12. Maria says:

    Esses donos de lojas são tão ignorante com os funcionários, tenho é pena desse povo que precisa e é obrigados a trabalhar o sábado todo. Gente a escravidão voltou.

  13. cidadão revoltado says:

    Foi aprovado na Câmara Municipal de Paulo Afonso, entre o natal e o ano novo do ano passado, um projeto de lei que segundo seu autor, o vereador Marcondes Francisco (PSD), ‘atualizaria’ a lei que já regia o funcionamento do comércio aos sábados.

    Sancionada em janeiro deste ano pelo prefeito Luiz de Deus (PSD) a lei municipal Nº 1.355 faculta a abertura do comércio aos sábados, até as 18 horas.
    guardem esses nomes , vejo o custo da venda de voto por um habilitação

  14. says:

    Sou favorável a abertura do comércio no sábado à tarde.Trabalho a semana toda e não tenho tempo de fazer compras no horário de funcionamento do comércio local.

  15. Rutj says:

    Faltou informar que foi votado e aprovado na legislação anterior. Projeto do hoje presidente Marcondes Francisco.

    • Paloma says:

      Quero ver ele se candidatar novamente, esse tipo de vereador já mostrou quem ele é , fora…

  16. '''''' says:

    MUITOS COMERCIANTES SÃO ENDIVIDADOS PRA PODER AS CONTAS. E ESSES AÍ, MEXENDO PRA ACABAR COM O RESTINHO DO COMÉRCIO. ESSE É O TRABALHO DE VOCÊS ? VEIO UM VEREADOR JEAN C/ A CARA LAVADA DIZENDO QUE UMA U T I É CARO. UMA U T I PRO BEM DA POPULAÇÃO. AGORA MEXER COM OS COMERCIANTES. UM BELO TRABALHO ESSES DE VOÇÊS

  17. Jairo Varjão says:

    Gostaria que fosse divulgada a lista dos que votaram contra e a favor… Ai nós, cidadãos, saberemos quem esta fazendo o que nessa câmara de vereadores.

  18. JOÃO MATA SETE says:

    Voltar a traz não vai mais ficar no esquecimento feito às LEIS: 15 MINUTOS DE FILAS NOS BANCOS, DOS SONS AUTOMOTIVOS E GERAIS.
    Nada disso pega em Paulo Afonso quando é de intérprete do povo.

  19. Realista says:

    Mas isso é resultado de voto comprado com CNH, Dinheirinho para festas, Gasolina , Patrocínio disso ou daquilo!
    Quem vende o voto não pode reclamar de nada!

  20. CARvALHO says:

    Tão com medo de que, as LEIS não pegam em Paulo Afonso, cade a Lei do Silencio, cade a Lei dos 15 minutos bancário.

  21. '''''' says:

    TRABALHO DE 08:H AS 21:H JUSTAMENTE PARA NÃO PRECISAR DE MIGALHAS. PENSE EM UM SERVIÇO QUE NÃO GOSTO, CATAR MIGALHAS. QUEREMOS LEI QUE BENEFICIE A TODOS, NÃO A MEIA DE PESSOAS.

  22. funcionária do comércio says:

    parabéns ao vereador GALINHO e a ADAUTO do sindicato que abriram a boca agr a gente do comércio tem gente para lutar mais ainda por nossos direitos ,pois o único vereador que foi no comércio falar com os trabalhadores foi GALINHO,agr sim tenho certeza do meu próximo voto GALINHO seu lugar é ai na câmara .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!