19 de abril de 2024

Retomada das cirurgias ortopédicas do HNAS diminue demanda reprimida

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR, com informações da ASCOM/PMPA




 

 

No dia 4 de janeiro, após a Prefeitura assumir 25% das atividades do Hospital Nair Alves de Souza e cumprindo com o acordo previsto, foram reiniciadas as cirurgias eletivas ortopédicas na unidade.

 

Com a iniciativa, de acordo com a Secretaria de Saúde, a demanda reprimida já está sendo sanada. No sábado (11), segunda semana do reinício das atividades, das 8h às 19h30, foram realizadas mais cinco cirurgias. A equipe coordenada pela doutora Roseane Araújo da Silva, é formada pelos médicos ortopedistas Raphael Albuquerque e Jaime Neto; os anestesistas Washington Luís Carvalho, José Aparecido e Sandra Cristina, e os instrumentadores, Antônio Freire, Maria do Socorro Silva e Maria Izaete Alves.

 

“Desde o dia 4 de janeiro, estão sendo feitos todos os procedimentos dentro das nossas condições técnicas, e os que não têm condições de serem feitos no HNAS são reguladas para outros municípios”, explica o secretário de Saúde, Ghiarone Garibaldi.

 

A Prefeitura de Paulo Afonso assumiu 25% das atividades do HNAS no dia 1º de janeiro, ficando 75% sob a responsabilidade da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Até o final de 2020, o município vai ter 100% da unidade sob administração. A transição faz parte de um acordo firmado por órgãos da esfera municipal, estadual e Federal.

 

Ghiarone Garibaldi enfatiza que uma das determinações do prefeito Luiz de Deus é que não haja demissão de funcionários. “Desde o início do processo de transição, no dia 12 de dezembro, o prefeito determinou que nenhum funcionário fosse demitido, pois seria uma contradição à meta de seu governo, que é diminuir o índice de desemprego no município”, enfatiza.

 

Cooperação da Univasf

 

Recentemente, a gestão reuniu-se com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), para discussão de um termo de Cooperação Técnica, que visa estreitar a relação entre os órgãos e firmar uma parceria nas ações do Nair.

 

De acordo com o secretário de Saúde, a parceria entre os órgãos é de extrema importância para a qualidade dos serviços ofertados. “Com essa parceria, vamos ter a possibilidade de aprimorar ainda mais os serviços disponibilizados no Hospital Nair Alves de Souza. Existe um grande interesse por parte da Univasf em contribuir com as ações e isso nos traz muito entusiasmo”, elenca.

 

Ainda de acordo com o secretário, a Universidade fica responsável por elaborar a Minuta, que é um documento onde ficam descritos os objetivos e obrigações de cada órgão. “Com a elaboração da Minuta que é válida para o ano de 2020, vamos concretizar essa parceria com a Univasf, tendo em vista a relevância da instituição para o setor de formação educacional de profissionais na área da saúde”, acrescenta.

 

Com a parceria, a Univasf vai ser um importante agente na parte médica do hospital “A ideia é fazer com que os alunos da instituição passem todo o período da graduação, sendo preparados para o mercado de trabalho, aqui no município”, finaliza.









WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 2

  1. Antenado says:

    CASCATA DA BRABA. É MUITO FAKE PRA FAZER A CABEÇA DOS ALIENADOS .DESDE QUANDO ESSA ROSEANE É DOUTORA? MENOS,VIU?

  2. Sandes says:

    Me aguardem, tenho umas duas pra fazer….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!