Remédio para hipertensão aumenta risco de câncer, alerta Anvisa

Estudos mostraram que o uso prolongado do hidroclorotiazida pode provocar câncer de pele não-melanoma e de lábio

Por VEJA.ABRIL.COM.BR | 5 de dezembro de 2018 às 9:13

A Anvisa solicitou que os profissionais de saúde informem os pacientes sobre os riscos, especialmente para aqueles que já fazem uso do hidroclorotiazida em longo prazo (iStock/Getty Images)



 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta terça-feira, 4, um alerta sobre o aumento do risco de câncer de pele não-melanoma decorrente do uso cumulativo do hidroclorotiazida, medicação diurética utilizada no tratamento da hipertensão arterial e para controle de edemas.

 

“A descoberta foi realizada por meio de estudos epidemiológicos que demonstraram uma associação dose-dependente cumulativa (que ocorre quando a quantidade utilizada de um determinado medicamento está diretamente relacionada com seus efeitos) entre o medicamento em questão e o câncer de pele não-melanoma”, informou a entidade.

 

Além disso, um dos estudos encontrou uma possível associação entre câncer de lábio e a exposição ao remédio. A explicação para este resultado estaria nas ações fotossensibilizadoras da hidroclorotiazida, que facilitam a absorção da substância pela pele, podendo atuar como um possível mecanismo para a doença.

 

Para classificar como plausível a associação entre o aumento do risco de câncer de pele não-melanoma e o uso em longo prazo de medicamentos contendo hidroclorotiazida, a Anvisa considerou as recomendações do Comitê de Avaliação de Riscos em Farmacovigilância da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês).







1 pensamento em “Remédio para hipertensão aumenta risco de câncer, alerta Anvisa”

  1. É O QUE O GOVERNO DO BRASIL E ESTADOS UNIDOS UAM PRÁ MATAR OS JOVENS PRÁ QUE MORRAM RÁPIDO E NUNCA PRECISAM DO INSS PRÁ SE APOSENTAR.. REDUÇÃO POPULACIONAL 2021 E 2030, NOVA ORDEM MUDIAL……666

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.