28 de março de 2024

Projeto de leitura transforma alunos de comunidade carente de Paulo Afonso em escritores

Por

*Patricia Santos no site: www.tribunamulungu.com.br




 

Sabemos que ler é enxergar além do que o horizonte pode nos mostrar. A leitura ajuda a melhorar as habilidades de vocabulário, comunicação, gramática e consequentemente amplia a visão de mundo.

 

O ideal seria que as crianças fossem incentivadas à leitura desde a infância, inicialmente em casa, pela própria família, mas infelizmente, a maioria delas, principalmente as mais humildes, não possuem esse hábito.

 

Ciente dessa realidade e da importância da leitura no processo de aprendizagem e na formação da criança, a bibliotecária, Lúcia Nascimento, criou o projeto Aventureiros da Leitura, na escola Manoel Nascimento Neto, no BTN III.

 

“Fiz esse projeto com a intenção de tentar melhorar o aprendizado dos alunos, percebendo também a luta diária dos (as) professores (as) para alfabetizar esses alunos, pensando nisso eu acredito que dez minutos que tiro do meu tempo para ouvir e explicar algo para cada aluno não me custa muito! Eu acredito muito nesses alunos, a questão de serem carentes e morarem num lugar onde muitos descriminam, não quer dizer que eles sejam menos que outros alunos de outras escolas!” disse a criadora do projeto.

 

Com o objetivo de despertar nos alunos o gosto pela literatura e escrita, a fada dos livros, não mediu esforços, com muita dedicação e carinho conseguiu atrair a atenção não só dos alunos do seu local de trabalho, mas também estendeu o projeto para sua residência, onde atende crianças da vizinhança.

 

Com pouco mais de dois anos de existência o projeto ultrapassou os muros da escola e já é considerado símbolo de transformação. Um grande feito aconteceu no dia 23 de novembro de 2019, na cidade de Santa Brígida, onde os aventureiros da leitura tiveram a imensa felicidade de participarem juntamente com escritores já renomados de uma importante antologia poética da região.




 

O ano de 2020 promete ser de muitas conquistas para os aventureiros. Tomados por motivação e auto estima, alguns dos seus membros pretendem alçar novos voos e em breve será lançado um livro escrito somente por escritores e poetas do projeto.

 

Contando atualmente com o apoio da Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA), de toda comunidade escolar e alguns parceiros que apoiam a cultura pauloafonsina, o projeto segue transformando positivamente a vida de todos os envolvidos, confirmando as previsões de sua coordenadora:

 

“Os Aventureiros da Leitura” chegarão longe! Em nome de Jesus! Aproveito para agradecer aos meus gestores, professores, pais, colegas de trabalho, alunos, enfim toda comunidade escolar pelo apoio e confiança depositada em mim! O mérito não é meu, mas sim, de todos nós e principalmente dos alunos! Grata!” afirma Lúcia.

 

*Patrícia Santos, é pedagoga, poetisa e eterna aprendiz, e é também colunista do Portal Tribuna Mulungu

*Patrícia Santos, é pedagoga, poetisa e eterna aprendiz, e é também colunista do Portal Tribuna Mulungu









WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 2

  1. Josy Araujo says:

    Ótima matéria! Parabéns!

  2. Luciana Santos says:

    Realmente a gente tá precisando de notícias boas como essa. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!