29 de março de 2024

Professores e alunos da cidade Paulo Afonso (BA) recebem certificados da NASA

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR COM TEXTO DE MANOEL PEREIRA




 

 

Os professores Manoel Pereira (Físico) e Maria Saúde (Bióloga), ambos do Centro Territorial De Educação Profissional De Itaparica- CETEPI 1- juntamente com seus alunos Victor Martins e Letícia Correia, receberam certificados do programa GARATÉA-ISS, que faz parte do projeto americano Student Spaceflight Experiments Program (SSEP), ligados a NASA, que consiste no envio de experimentos feitos por estudantes para Estação Espacial Internacional, a ISS, sendo o Brasil a primeira comunidade fora da América do Norte a participar do programa.

 

Os alunos Victor Martins e Letícia Correia, propuseram experimentos com a pectina, substância encontrada no Mandacaru, no processo de filtragem de águas barrentas e qual seria o comportamento desse experimento em ambiente de microgravidade, como na Estação Espacial – ISS.

 

Segundo Victor Martins “a minha paixão pela física e o espaço aumentou cada vez mais, quando vi t que estava pesquisando coisas relacionadas ao assunto, anotando, estudando, buscando mais conhecimento. Acho que isso foi o mais importante, esse programa da Garatéa aumentou minha fome pelo saber.”  Para Letícia Correia, foi “incrivelmente gratificante participar de algo assim e obter novos conhecimentos através  de novas experiências. Agradeço aos professores orientadores que orquestraram o projeto, que me confiaram e acreditaram no meu potencial e compromisso de ajudar e fazer o possível para obter sucesso.

 

De acordo com o professor e mestre em ensino de Astronomia, Manoel Pereira, o futuro da empregabilidade estará nos programas e projetos relacionados com a exploração do espaço, do desenvolvimento de tecnologia espacial e, a longo prazo, com a colonização espacial. Para isso, devemos incentivar os nossos alunos a fazerem pesquisas e estudos nos campos da Física, Biologia, Astrobiologia e Astronomia, para que os mesmos possam fazer parte dessa história, e, obviamente, terem mais oportunidades de trabalho.

 

O programa Garatéa-ISS tem como objetivo despertar nos estudantes a vocação para a pesquisa e o estudo das Ciências Espaciais, através de projetos cativantes e desafiadores. Neste ano de 2019, foram registradas a participação de 89 escolas brasileiras, sendo dessas, 4 baianas e entre elas, o Centro Territorial De Educação Profissional De Itaparica- CETEPI 1- de Paulo Afonso.

 







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 13

  1. ... says:

    Parabéns! Aos professores e aos alunos, pois em tempos de tanta desvalorização do ensino e da carreira profissional docente, é necessário divulgar as notícias positivas e que podem fazer a diferença na vida de muitos alunos de nossa região.

    • ? says:

      É moça, Nada como a Nasa yanquee para dar credibilidade…

      Parabéns ao professor e aos alunos.

  2. Rose says:

    Parabéns aos alunos e professores. É de mais pessoas assim que o Brasil precisa 👏👏👏

  3. Anônimo says:

    parabéns aos professores que se, empenha a ensinar e os alunos também que, esforçar pra aprender Deus abençoe cada um

  4. Mário Figueiredo Alves says:

    De Paulo Afonso ou de Itaparica?

  5. Matias says:

    Escola publica so presta se for militar,essas escolas não da resultado. Dinheiro jogado fora. Capitão Bolsonaro tá vindo aí é melho jai se acostumando.

    • Day says:

      Que falta de respeito com os proximos. Vc nem a Escola Militar teria resultado, só mesmo a NASA para estuda lo cientificamente.
      😰😲

  6. Carlos Henrique says:

    Qanta saudades das aulas de Saúde ótima professora amo ela de montão foi minha professora do ensino médio lá no ciepa…. Saudades e sucesso saúde vc merece de coração ♥️♥️♥️♥️♥️

  7. Educadora says:

    Parabéns professores e alunos!

  8. Paula says:

    Caro Matias, você tá sendo irônico, né ? Leu a matéria, ou só feio despejar seu fanatismo desnecessário ?

    Aos professores e aos alunos, parabéns!!
    Vocês estão no caminho certo, continuem assim que grande será o sucesso de vocês!

  9. Rafael Queiróz says:

    Parabéns a todos, tive o prazer de ter o manoel como professor, merecem tudo e mais um pouco, parabens !

  10. F. Nery Jr. says:

    Belo trabalho, belo reconhecimento. Parabéns, Saúde. Sou testemunha do seu bom trabalho no Cetepi.

  11. Deiveson says:

    Fui aluno de Saúde no CIEPA! Grande professora!
    Parabéns aos professores e alunos! Nossa escola pública tem grandes talentos e mentes! O que não tem é investimento sério e comprometido! O Governo sucateia, mas não é por isso que alunos, professores e demais servidores deixarão de dar o seu melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!