Preocupados com próximas chuvas, moradores da Travessa dos Prazeres fazem apelo à prefeitura de Paulo Afonso

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR | 12 de Abril de 2019 às 19:17

Travessa dos Prazeres – antigo Acampamento da Chesf, em Paulo Afonso (BA). Foto: Leitor PA4.



 

 

Nós, moradores da Travessa dos Prazeres, mais uma vez estamos aqui para pedir a sua ajuda no sentido de fazer com que chegue às autoridades o grave problema que estamos passando. Na madrugada do último dia 05, fomos surpreendidos com nossas casas sendo tomadas pelas águas das chuvas, chegando a uma altura de 60 cm nas residências e cerca e 1,50 m na rua. Os moradores sofreram um grande risco de morte e alguns chegaram a tomar vários choques elétricos.

 

O alagamento aconteceu em razão da construção da estação elevatória da EMBASA num local que era passagem para as águas das chuvas. Antes da construção da estação, a água não alcançava o nível das residências pois transbordava por cima da Rua dos Encantos, passagem que foi obstruída.
O volume de água represado foi tão grande que chegou a derrubar o muro das instalações da estação elevatória e isso permitiu a passagem da água pelo portão evitando que as casas fossem completamente cobertas pela água.

 

Como resultado deste incidente, ficou um prejuízo financeiro enorme a todos moradores que tiveram seus bens e documentos estragados e principalmente o trauma dos riscos de afogamento/choques nas famílias do local. Muitos moradores já não conseguem dormir à noite pelo medo de acontecer algo mais grave. Outro problema ainda sem solução são as tampas do canal de esgoto. Parte delas já foi substituída, porém várias estão faltando e outras encontram-se a ponto de desabar, apresentando sério risco.

 

Em 2017, quando começaram a construção da estação, tivemos o cuidado de alertar por meio de documento e fotos tanto a EMBASA quanto a Prefeitura que a colocação dos muros iria tonar a vazão insuficiente, mesmo assim a construíram.

 

Por fim, solicitamos apoio às autoridades responsáveis para que tomem providências evitando algo semelhante ou que tragédia ainda pior aconteça caso o muro seja reconstruído e venha represar mais uma vez nossas casas.




 

Foto: Leitor PA4
Foto: Leitor PA4
Foto: Leitor PA4
Foto: Leitor PA4
Foto: Leitor PA4
Foto: Leitor PA4
Foto: Leitor PA4
Foto: Leitor PA4






43 pensamentos em “Preocupados com próximas chuvas, moradores da Travessa dos Prazeres fazem apelo à prefeitura de Paulo Afonso”

  1. Se vocês tem documentos alertando a EMBASA e a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso sobre a tragédia que poderia acontecer com a construção dessa estacao os moradores devem se reunirem e atraves de um bom advogado entrarem com uma acao np ministério publico para no mínimo amenizar os prejuízos. e se prepararem para as próximas chuvas porque resolver o problemas os poderes públicos não vao resolver não.

  2. A prefeitura não quer fechar (com concreto) 500 metros de canal? Se a estação está no meio do caminho do escoamento da água, tem que tirar.

  3. Todas as casas foram construídas sob autorização da prefeitura, possuem escritura e pagam IPTU. Digo isso pra ninguém vim dizer que é invasão…

  4. SE CONSTRUIR CASA ENCIMA DE MORRO DÁ DESLIZAMENTO DE TERRA,ENTÃO CONSTRUIR ENCIMA DE CÓRREGO TEMQUE DAR TAMBEM NESTA MERDA.] EVITEM CONSTRUIR ENCIMA DE CÓRREGOS.

    1. Invadido foi sua casa . Aqui foi td comprado a chesf com documentação e IPTU pagos
      Não fake oq vc não sabe Márcio vá procurar saber da verdade imbecil.

  5. Essa embasa tá tocando terror na cidade de Paulo Afonso, com suas construções e serviços irresponsáveis. E o pior explorando o cidadão Pauloafonsino com cobranças abusivas e indevidas nas taxas de rede de esgoto. Isso é um crime que pode tornar-se em genocídio.

  6. Para os desinformados aqui está regularizado sim, pagamos IPTU, muitos até escritura pública já têm, então se pagamos IPTU claro que medidas devem ser tomadas, e posso dizer que os moradores não ficarão de braço cruzados não, iremos até o fim por esta causa.

    1. querido(a) antes de publicar um comentário, seria interessante saber a informação correta, o terreno não é invasão, todos que moram ali compraram e pagaram corretamente seus imoveis, além disso o iptu todo ano é pago, portanto temos direito de reinvidicar.

  7. Constroem primeiro as casa sem planejamento e nenhuma infraestrutura, fazem no olho de tejo depois em época de eleição são enganados com algumas pedras de calcamento …………..mas quando o inverno chega aparece as falhas, vem os alagamentos depois quando chega o verão vem as muriçocas. Quanto as reclamações referente a estacao de enganação da EMBASA os políticos nem deram bolas pra vocês pois já tinham recebidos os votos dos otarios.

    1. Mane do …. quando abrir a boca pra falar merda fica calado camboio de … aqui sempre foi terreno particular e foi loteado pelo o dono aqui pagamos IPTU tamos cobrando os direitos dos moradores é que nem aquele ditado vcs falam muita merece é …. na cara aqui é tudo comprado e pago seus o… era bom que os moradores daqui soubesse quem é esses …. que sai com esses comentários fraco pra ir atras e enfresgar todas as documentação na cara aqui os moradores tão sofrendo por causa de erros de pessoas incompetentes

  8. Aqueles terrenos foram
    Leiloado pela chesf no tempo,então se não fosse pra construção não seria loteado😏
    Compramos e temos documentos,e ainda pagamos IPTU por tanto temos simmmmmm direitos de cobrar!
    Para os sem informações.nao falem o que não sabem 😉

  9. Tem que fechar o canal com concreto. A estação de elevação foi construída antes do cânion, justamente onde passa a água das chuvas. Não deu outra, na primeira chuva forte ela reteu toda a água da chuva, que acabou entrando nas casas da Travessa dos Prazeres. Para a sorte dos moradores, a parede da estação da embasa se rompeu, baixando em instantes o nível da água!

  10. Calma gente. A prefeitura coitada não tem recurso pra cobrir canal. A crise chegou a prefeita de PA. Coitada, só tem pouco mais de 300 milhoes no ao de 2019 pra gastar. Muito pouco. Vocês entendem né? A crise não deixa. Na próxima vocês votem no ” gente boa” ele sim, faz tudo…..vamos ter paciência!!

  11. Moro há mais de 15 anos, nas proximidades e ali já alagava mesmo antes da construção da embasa. O local era pra construção de uma praça. Aí lotearam e deu no que deu é só investigar e vão saber toda história.

    1. Continuando:
      Depois que a Embasa pôs o muro, começou o sofrimento. Falta tb cobrir o córrego, além de transbordar, alguma criança pode cair dentro, fora as doenças.

  12. Já foi compartilhado mais de 550 vezes no Face. Tá repercutindo. Se eu fosse o prefeito eu taparia esses 300 metros de canal, logo. Até pq as chuvas estão chegando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.