19 de abril de 2024

Prefeitura e Núcleo Vida buscam credenciamento no SUS para atendimento de pacientes com câncer em Paulo Afonso

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR, com informações da ASCOM/PMPA




 

 

Com o objetivo de proporcionar um tratamento mais cômodo para os pacientes com câncer, a Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, busca o cadastramento no SUS da Clínica Núcleo Vida, voltada para esta patologia.

 

O prefeito Luiz de Deus, o secretário de Saúde, Ivaldo Sales e o empresário da clínica, Abraão Costa, estiveram reunidos conversando sobre os trâmites para a homologação da unidade de saúde. Com o credenciamento junto ao SUS, a administração municipal poderá realizar convênio com a clínica e assim proporcionar o tratamento dessas pessoas em Paulo Afonso, sem necessitar se deslocar para Salvador ou outras capitais.

 

O gestor explica que os processos para o convênio precisam seguir um cronograma e que as tramitações estão caminhando. “O Núcleo Vida precisa se credenciar junto ao Sistema Único de Saúde (Sus) para que assim seja feita essa pactuação, através de convênio”, afirma o prefeito.

 

Para o secretário de Saúde, Ivaldo Sales, o convênio vai beneficiar os pacientes do município que necessitarem do serviço. “O atendimento no município diminui o desgaste dos pacientes com viagem, proporcionando um tratamento mais humanizado, tendo em vista que não mais precisarão se deslocar para outros lugares. Essa clínica traz um novo conceito no tratamento de câncer para Paulo Afonso e região”, pontua.




 

Abrão observa que Paulo Afonso é uma das poucas cidades que têm a preocupação de custear o tratamento para pacientes com câncer, destinando recursos para tratamento fora do domicílio, mas o atendimento na própria cidade onde o paciente mora representa uma grande comodidade para os que estão passando por esse momento.  “O principal objetivo do projeto é atender a carência desse tipo de tratamento, diante da enorme demanda de diagnósticos de câncer na cidade. Atualmente, por falta de estrutura adequada, esses pacientes são direcionados para outras cidades, graças à atenção especial da Prefeitura. Poucas cidades têm a preocupação de destinar recursos para tratamento de pacientes com câncer fora do domicílio, mas nós entendemos que a melhor forma de tratamento é atender esses pacientes em Paulo Afonso, e nós estamos com um trabalho de referência, o que existe de melhor em quimioterapia, proporcionando um tratamento digno, junto de seus familiares e ajudando a alcançar a cura”, reforça.

 

 

 

Enquanto busca-se a homologação da clínica, o município continua ofertando o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), com acompanhamento até a cidade de Salvador, com estadia na casa de apoio, mantida pela Prefeitura, com refeições e todo o apoio necessário aos pacientes.

 

Para ter acesso ao TFD, o paciente deve ser consultado pelo médico, que realiza o pedido, que deve ser formalizado pelo paciente junto à Secretaria Municipal de Saúde que encaminha as solicitações à Regional de Proteção Social que vai marcar a consulta ou tratamento no hospital ou ambulatório.







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!