28 de março de 2024

Pe. Celso segue inaugurando igrejas e se despedindo do povo; última celebração será domingo (19)

Por

Ivone Lima- PortalPA4.com.br

Na manhã deste domingo (12), Pe. Celso junto à comunidade Casa de Pedra – área rural de Paulo Afonso, inauguraram a igreja de Santa Luzia. Uma das vinte e oito comunidades que formam a paróquia de São Francisco de Assis.

 

Comunidade Casa de Pedra: santa Luzia no primeiro plano e no segundo, a jovem caracterizada.

 

O cenário de vidas secas, pertinho do abraço do rio São Francisco, tinha a alegria de ver realizado o ‘milagre da multiplicação’ como lembrou Pe. Celso. ″Até semana passada não sabíamos como quitar R$ 12 mil que faltavam, e Deus através de pessoas tão especiais providenciou tudo″.

 

Como os anjinhos não chegaram a tempo, a comunidade improvisou com as crianças.

 

Agora as celebrações que antes aconteciam nas casas das famílias ou ao pé da árvore, ganhou um belo templo, mas que isso, vendo como se organizou a construção, a igreja de Santa Luzia é nordestina, paulafonsina e franciscana.

 

O povo com Pe. Celso, 13 anos de caminhada em Paulo Afonso.

 

″Às vezes as pessoas questionam: mas para quê levar o que se tira da festa de São Francisco sempre para as comunidades?, vocês vejam agora, no centro de Paulo Afonso há espaços para tudo, aqui não tinha para nada. Agora vocês vão celebrar não apenas as missas, mas a catequese, à vida: suas festas e reuniões″, disse o pároco.

 

Procissão da entrada do povoado até a porta da Comunidade Santa Luzia.

 

Pe. Celso chegou acompanhado de muitos amigos que vieram de outras comunidades como, Bogó e Barro Vermelho, e de Paulo Afonso – que também vão acompanhá-lo no próximo domingo (19) – , fizeram a procissão debaixo de sol escaldante até a nova igreja, mas deixando a mensagem, através dos cantos e dos fogos, que a caatinga também brota, eis uma das comunidades mais carentes da paróquia, mas da união fez-se a edificação.

 

Comunidade de Santa Luzia, custou 150 mil reais. Linda!

 

O sermão da montanha

″Jesus nos faz muitas recomendações: não chamar seu irmão de tolo, faça justiça, procure não possuir, não julgue […], aqui Jesus nos chama para construir as pessoas. Então, não tendo justiça o maligno ataca″.

 

Pe. Celso organiza a entrada para comportar todos os fiéis.

Pe. Celso chamou atenção para o contexto social em que Jesus diz o sermão e aconselhou que os fiéis tentassem resolver as queixas da vida, sem julgamentos nem injustiças.

 

″O que a sua mãe fez por você, mesmo depois que ela se foi, ainda permanece em você, pois o que é construído em nós permanece, essa igreja foi construída para vocês, nós não podemos deixar essa missão, precisamos encontrar vocês, cuidar, essa é uma luta da Igreja, esse encontro nos humaniza, e nós só podemos agradecer a Deus, não tínhamos nada de dinheiro, mas tínhamos tudo: Jesus Cristo, com a partilha e a amizade, vejam como deu certo!″.

 

Dona Nina, serve à paróquia São Francisco de Assis há mais de quarenta anos.

os

Pe. Celso pediu a dona Nina que se levantasse, explicou ao povo seu trabalho na paróquia de São Francisco, sua atenção com as comunidades e dedicação à Igreja. ″Muito antes de eu chegar, há quarenta anos, está ela lá, trabalhando e muita coisa a gente consegue com a ajuda dela″.

 

Neusa, grande amiga de Pe. Celso e parceira nesta caminhada, recebe o carinho do povo.

 

Sabendo que seria a última celebração de Pe. Celso na comunidade – antes de partir para Alemanha, foram muitas mensagens de carinho, de agradecimentos, de saudades…. Alguns começavam e não conseguiam terminar, ele também muito emocionado. Porém, foi um dia de festa, de alegria, o padre ganhou presentinhos, a comunidade agradeceu a Neusa, sua parceira de caminhada que também ganhou o carinho do povo.

 

Liderança da comunidade. ‘Custou muito, mas vamos cuidar direitinho porque é um patrimônio nosso’.

No próximo domingo (19), Pe. Celso ainda celebrará na área rural, desta vez no Bonamão, também inauguração da comunidade, além das missas de despedida do seu rebanho, às 7h da manhã na São Francisco e às 18h, na comunidade de São Lourenço, no BNH.

 

Pe. Celso chama as lideranças da comunidade e aspergi a igreja.

 

Últimas celebrações de Pe. Celso como pároco da São Francisco, acontecerão neste domingo (19), às 7 da manhã, paróquia, e às 18h, na comunidade de São Lourenço, no BNH.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 4

  1. Luis daniel says:

    Guerreiro de verdade. Homem de Deus. Homem de oração. Homem do povo. Deus te ilumine sempre. Saúde e nossas orações de amigos e paroquianos.
    SAUDADES. SAUDADES. SAUDADES

  2. lindabia says:

    Pe. Celso…um homem abençoado por Deus …Vai fazer muita falta!!!

  3. Roberto Amorim says:

    Um grande Guerreiro Mensageiro de Deus.

  4. Naide says:

    Pe. Ceiso é um filho muito amado pelo povo e por Deus.
    E uma pessoa que podemos ter como exemplo do ser cristão ,ele vive o dos maiores mandamento amar o seu próximo.
    Para mim e uma pessoa que eu posso me espelhar. Admirável .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!