29 de março de 2024

Paulo Afonso: Abono Natalino do Bolsa Família será pago a partir desta terça-feira (10)

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR, com informações da ASCOM/PMPA




 

 

Anunciado no início de 2019, o Abono Natalino do Bolsa Família começa a ser pago nesta terça-feira (10). Com o objetivo de permitir um pagamento adicional aos beneficiários do programa, a medida possibilitará que as famílias recebam, no total, o dobro do benefício do Bolsa Família do mês de dezembro.

 

A criação do Abono Natalino vai ao encontro da necessidade de transferir mais recursos às famílias beneficiárias, proporcionando a elas um maior poder de compra. O pagamento do abono terá alcance nacional e injetará, em todo o Brasil, R$ 2,5 bilhões na economia.

 

A secretária interina de Desenvolvimento Social, Cíntia Rosena, vê a decisão do governo federal como uma forma de proporcionar às famílias a oportunidade de terem um final de ano com mais dignidade. “É uma iniciativa que contribuirá para que o Natal e o Réveillon das famílias pauloafonsinas sejam mais felizes, uma vez que receberão o benefício em dobro”, comentou.

 

O Abono Natalino será pago juntamente com o benefício do Programa Bolsa Família, seguindo o calendário do ano, que, em dezembro será entre os dias 10 e 23, conforme o final do NIS do responsável familiar. O saque poderá ser feito nas lotéricas, Caixa Aqui, caixas eletrônicos ou agências da Caixa, com o Cartão Bolsa Família, Cartão Cidadão ou guia de pagamento, caso a família não possua cartão.

 

Entenda como vai funcionar o Abono Natalino do PBF em 2019:

 

QUEM TEM DIREITO?

 

Todas as famílias beneficiárias do PBF presentes na folha de dezembro de 2019, com benefícios liberados e bloqueados.

Isso significa que as famílias com benefícios do PBF suspensos ou cancelados em dezembro de 2019 não terão direito ao Abono Natalino.

 

QUAL É O VALOR?

 

O Abono Natalino tem o mesmo valor da parcela do PBF de dezembro de 2019.

Isso significa que, no total, a família beneficiária do PBF vai receber o valor de dezembro em dobro.

 

QUANDO SERÁ PAGO?

 

O Abono Natalino segue o Calendário de Pagamentos do PBF que, em dezembro de 2019, paga os benefícios entre os dias 10 e 23, conforme o final de Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar.

O abono tem validade de 90 dias, a contar da data inicial de disponibilização.

 

COMO A FAMÍLIA PODE SACAR?

 

O Abono Natalino é pago junto com o benefício do PBF. Por isso, pode ser sacado com o Cartão Bolsa Família, Cartão Cidadão ou guia de pagamento, caso a família esteja sem cartão.

O saque poderá ser realizado nas lotéricas, caixas eletrônicos ou agências da CAIXA e Correspondentes CAIXA AQUI.

Se a família recebe o benefício do PBF por depósito em conta bancária, o Abono Natalino também será depositado na mesma conta.

 

COM AS FAMÍLIAS SERÃO COMUNICADAS?

 

As famílias com benefício liberado ou bloqueado receberão uma mensagem específica no extrato de pagamento, com informações sobre o pagamento do Abono Natalino. No comprovante de pagamento do Bolsa Família será possível verificar o valor do Abono Natalino, após o saque do benefício

Atenção: No aplicativo Bolsa Família não será possível identificar o valor do Abono Natalino. Contudo, a “Mensagem Bolsa Família” será disponibilizada, idêntica à mensagem do comprovante de pagamento.

 

COMO IDENTIFICAR AS FAMÍLIAS DO ABONO NATALINO?

 

A partir de 7 de dezembro, estará disponível no SigPBF a lista das famílias do Abono Natalino de cada município.

Para acessar a lista do seu município, clique aqui e acesse o SigPBF, depois clique no menu “Administrativo>Transmissão de arquivos>Upload/Download de arquivos”, e abra a pasta “Abono Natalino” no menu que fica à esquerda do sistema.

 

Atenção: A situação do benefício do Bolsa Família pode ter sido alterada por alguma manutenção realizada após a geração da folha de pagamento. Por isso, mesmo que a família esteja na lista do SigPBF, consulte o Sistema de Benefícios ao Cidadão (SIBEC) antes de informar que a família tem direito a receber o Abono Natalino. A situação do benefício no SIBEC é a que vale para que a família receba o pagamento adicional.

 

QUANDO AS FAMÍLIAS BLOQUEADAS VÃO SACAR SEU BENEFÍCIO?

 

As famílias que estiverem com o benefício bloqueado só vão receber quando regularizarem o motivo que gerou o bloqueio e elas tiverem o benefício liberado.

 

Pagamento do Bolsa Família de dezembro de 2019

Junto com o Abono Natalino, será paga também a parcela de dezembro do Programa Bolsa Família.









WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 1

  1. Eumar says:

    A decisão do governo federal como uma forma de proporcionar às famílias a oportunidade de terem um final de ano com mais dignidade….kkkkk, é uma piada mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!