O pauloafonsino Capitão Paz é homenageado pelo 34º Batalhão de Infantaria de Selva do Comando de Fronteira do Amapá

Quando atuou ali, como 3º Sargento, Laércio Paz compôs a Canção do CFAP e do 34º BIS, aprovada pela Secretaria Geral do Exército com Menção MB.

Por Antônio Galdino (Folha Sertaneja-Online) | 25 de junho de 2019 às 11:41

O então Sargento Laércio Paz, na Amazônia. (Foto: divulgação, do acervo do Cap. Paz)

Durante os anos de 1989 a 1992, o 3º Sargento do Exército Brasileiro, Jailson Laércio Ferreira Paz serviu no 34º Batalhão de Infantaria de Selva – 34º BIS – do Comando de Fronteira do Amapá, criado em Março de 1968.

 

Em Março de 2018, o 34º BIS completou 50 anos de sua criação e decidiu comemorar o seu Jubileu de Ouro com intensa programação que incluiu a publicação de uma revista com a história desse Batalhão de Selva onde homenagearam militares que contribuíram para essa caminhada vitoriosa.

 

Na ocasião prestou uma grande homenagem a um filho de nossa cidade, o Capitão da reserva remunerada Jailson Laércio Ferreira Paz, em razão da autoria da Canção Militar inédita para aquela Organização Militar.

 

 

Convidado pelos editores desta Revista, o hoje Capitão Paz contou a história da criação dessa música que é hoje a canção do 34º Batalhão de Infantaria de Selva – Batalhão Veiga Cabral, do Comando de Fronteira do Amapá, e afirma que “esse foi um momento que marcou muito a minha vida”.

 

Histórico da Canção do CFAP/34º BIS – Macapá/AP

 

“No período em que servi no 34º Batalhão de Infantaria da Selva, em Macapá, foi lançado um concurso para a criação da canção para este Batalhão do Exército.

 

Tomei a iniciativa, como todo esbelto infante da selva e procurei inspiração para compor a obra literária, adentrando no estudo minucioso do histórico do Batalhão e nas tradições dos nossos antepassados que lutaram para manter a nossa hiléia brasileira como patrimônio genuinamente brasileiro. Não posso deixar de enaltecer a parceria com o excelente músico JOÃO BOSCO RUSSO (in memorian), integrante da Banda de Música, que colocou a harmonia na obra.

 

Algum tempo depois, a autoria da obra foi aprovada e reconhecida pela Secretaria Geral do Exército, como ‘Trabalho de Natureza Técnico Profissional com Menção MB’.

 

Agradeço a todos os companheiros que ladeados comigo, direta e indiretamente, motivaram-me a cumprir A MINHA MISSÃO NESSE RINCÃO AMAZÔNICO. SELVA!”

 

 

Sobre esta homenagem o Capitão Paz falou à Folha Sertaneja:

 

“Essa grande obra literária e motivo de orgulho para a cidade de Paulo Afonso, pois eternizou o Cap Paz na história daquela Organização Militar e no Exército Brasileiro. Muitos não sabem, mas toda música cantada pela tropa militar formada nos eventos é obrigatório citar o nome de seus autores. Dessa forma, o nome do filho de nossa terra ecoa pelo menos uma vez por semana naqueles rincões da nossa Hileia, a Amazônia Brasileira.

 

A obra prima foi analisada e aprovada por uma comissão de músicos nomeada para esse fim pelo Centro de Documentação do Exército- CDOC, e recebeu a nota máxima, sendo registrada pela Secretária Geral- SGEx, Órgão do Exército Brasileiro, responsável por dar publicidade a todos os fatos históricos da Instituição desde a sua criação, localizado em Brasília-DF no Quartel General do Exército- QGEx, famoso Forte Apache.”, disse o Capitão Paz.

 

A canção vitoriosa

 

 

Quem é o Capitão Vaz?

 

Jailson Laércio Ferreira Paz é pauloafonsino. Nasceu em 21 de outubro de 1964 no Hospital Nair Alves de Sousa – HNAS. Filho dos pioneiros de Paulo Afonso, Jonathan Ferreira Paz (in memorian) e Terezinha Ferreira Paz.

 

Seu pai, Jonathan, foi operário da CHESF tendo falecido precocemente, em 1971, quando Laércio tinha apenas seis anos. Ele foi Chefe da Oficina na CHESF onde trabalhava com os também pioneiros chesfianos Nicolson Chaves e Zé Brasil.

 

Laércio Paz, posando, na Escola Murilo Braga, para a tradicional foto que era feita nas escolas, na época.

Sua mãe, D. Terezinha, hoje está com 88 anos e tem muito orgulho do filho que decidiu fazer carreira militar no Exército Brasileiro, onde serviu por 33 anos, em todas as regiões do Brasil – Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

 

Desse tempo no Exército, passou 3 anos, de 1989 a 1992, em Macapá/AP, no 34º Batalhão de Infantaria de Selva – 34º BIS – do Comando de Fronteira do Amapá, quando criou a Canção/Hino daquele Batalhão e motivo de sua homenagem nas comemorações do cinquentenário do 34º BIS.

 

O hoje Capitão Laércio Paz, morou em Paulo Afonso desde o seu nascimento, em 1964 até o ano de 1985, quando foi aprovado no concurso para Operador de Usinas, na Chesf e também no concurso para o Exército Brasileiro, tendo sido aprovado em primeiro lugar em todo o Brasil. Fez opção pelo Exército.

 

Antes, no ano de 1983, serviu na 1ª Companhia de Infantaria, chegando a ser promovido a cabo no mesmo ano e também foi homenageado como atleta.

 

 

Durante os 21 primeiros anos em que viveu em Paulo Afonso, foi morador da Rua S e aluno da Escola Murilo Braga e outras escolas da Chesf e também do Colégio Paulo Afonso – COLEPA e do Colégio Sete de Setembro. Fez o Curso de Mecânica no CFPPA e era atleta de futebol das seleções do COLEPA e do Sete de Setembro. Também jogou nas equipes do COPA e do Olímpico, sendo conhecido na época como Jailson Galêgo.

 

 

Durante o tempo em que trabalhou em Brasília aproveitou para fazer o Curso de Direito, na UNIDF e pós-graduação em Direito Penal e Administrativo.

 

No seu tempo no Exército Brasileiro, teve a responsabilidade de muitas missões e destaca as últimas de sua carreira militar:

 

– No QGEx – Quartel General do Exército em Brasília-DF, em especial na Assessoria Jurídica do Estado-Maior do Exército e no EPEx – Escritório de Projetos do Exército, unidade que concentra todos os projetos Estratégicos e Estruturantes da Força na Aquisição de Produtos Estratégicos de Defesa.

 

 

“Cumprida a minha missão e sempre pronto para servir ao Brasil, decidi retornar à minha Paulo Afonso para dar uma melhor assistência à minha mãe, hoje com 88 anos de idade e desejo continuar servido ao meu país e a esta cidade onde nasci, fiz grandes amizades em toda a minha juventude e onde voltei a fixar residência há dois anos, vindo de Brasília.

 

 







51 pensamentos em “O pauloafonsino Capitão Paz é homenageado pelo 34º Batalhão de Infantaria de Selva do Comando de Fronteira do Amapá”

  1. Esse sim merece um título de cidadão paulafonsino na câmara de vereadores dessa cidade, vamos ver quem vai ser o primeiro vereador a reconhecer essa honraria.

  2. Excelente Biografia. Estamos precisando muito de exemplos de patriotismo. Capitão Paz é esse exemplo, pois tem se dedicado com esmero às Forças Armadas e também tem lutado por um Brasil digno; assim, tem honrado o seu juramento feito à bandeira. MEUS PARABÉNS!!!!!

  3. Vejo o capitão Paz como um nome promissor para Paulo Afonso-Ba, Brasil. Nesse momento, Paulo Afonso, encontra-se no controle de uma dinastia que não quer largar o osso. O Capitão Láercio Paz, trabalhou no Escritório de Projetos do Exército Brasileiro, tem vasto conhecimento da gestão pública, serviu em várias Unidades do Exército Brasileiro pelo Brasil Afora e conta com um identidade que é a de filho de Paulo Afonso, nascido nesse município. Se a questão for nomes, eis: Laércio Paz, conhecedor e preparado para a missão, dirigir os destinos de Nossa Cidade em 2021.
    Chega de dinastia política, Paulo Afonso, merece um filho da terra.!

  4. Um excelente profissional. Um exemplo de Pauloafonsino. Um amigo atento e um observador sagaz! O Prefeito q nossa cidade precisa e merece. Uma pessoa q interage com respeito tanto a direita como a esquerda; que busca unir o povo contra um inimigo comum. A Corrupção e Ineficiência na Gestão Pública q padece nossa população em PA.

  5. Parabéns cap pelo desempenho e bravura com que desempenhou suas atribuições dentro do exército brasileiro, e de pessoas com essa bravura que o nosso país precisa contar um forte abraço.

  6. Aí está o meu amigo capitão paz e meu pré candidato a prefeito de Paulo Afonso BA e vamos fazer um grande trabalho na área rural de Paulo Afonso e na área urbana, estamos juntos capitão paz será o meu futuro prefeito de Paulo Afonso com fé em Deus, abraço do amigo Sivaldo Teixeira

  7. Meu pai querido!Sem sombra de dúvidas é um vencedor !Desde sempre me ensinou a ser uma pessoa correta e íntegra !Um exemplo de pai, de militar, de advogado ! Possui uma carreira brilhante ! Tenho certeza que fará muito pela cidade que tanto ama, Paulo Afonso! Minha inspiração

  8. Parabéns Capitão Paz pelo exemplo.
    É de guerreiros assim que nossa nação precisa.
    Um orgulho para nossa cidade de Paulo Afonso.
    Que Deus o abençoe sempre!

  9. Parabéns capitão, vc já fez muito para o Brasil e precisamos que faça muito,mais, principalmente para Paulo Afonso BA, precisamos de cidadão, honesto, trabalhador, e que ame sua terra, este é o que precisamos capitão paz 2020.avante Brasil.

  10. Parabéns capitão, vc já fez muito para o Brasil e precisamos que faça muito,mais, principalmente para Paulo Afonso BA, precisamos de cidadão, honesto, trabalhador.

  11. Parabéns Paz. Que você leve adiante esse projeto de contribuir com essa grande nação, fazendo diferente na Política. Seja feliz é muito sucesso.

  12. Parabéns capitão Jailson ! Vc sempre foi um guerreiro eu sou testemunha da pessoa humana e digna que é vc. Homenagem muito justa. Mais uma vez parabéns!

  13. Parabéns, cap PAZ, homenagem merecida, muito sucesso e prosperidade em sua nova carreira política, quem sabe, um próximo prefeito de Paulo Afonso.

  14. Parabéns capitão Jailson ! Homenagem muito justa , conheço a sua trajetória pessoa de conduta exemplar, mais uma vez parabéns guerreiro.

  15. Filho da terra de muita competência, militar íntegro, merecedor de todas as honras e homenagens. Um grande filho, um pai de família exemplar. Parabéns amigo!

  16. Parabéns capitão Laércio paz por todo seu trabalho e demostração de amor a nossa pátria muito bonita sua história merece nosso reconhecimento e agradecimento você e um guerreiro

  17. Parabéns Capitão Laércio Paz, são pessoas deste calibre, com índole inquestionável que precisamos para nosso país, espero um dia Paulo Afonso , poder contar com o Senhor.
    Abracos de estima.e.consideração .

    Atte_ João Bernardo.

  18. Parabéns querido amigo . Um homem íntegro , honesto , patriota . Será com certeza um ótimo prefeito . Parabéns pela brilhante carreira . Bjxx da amiga Ciça. 😘😘😘👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  19. Meu fraterno irmão Laércio tem credenciais para dirigir o futuro político de Paulo Afonso e região. Destaco seu nome, pelo conhecimento de sua pessoa. Honesto, de bons costumes, testemunho-o pelos feitos aonde passou. De Brasília, em qualquer lugar, recomendo-o e assino embaixo a sua conduta ilibada! Fraterno Abraço!!!

  20. Estamos juntos Capitão Paz. Paulo Afonso precisa de sangue novo. Vc. representa nossa futura 3ª via. A mesmice política de Paulo Afonso bateu no Teto.
    Paulo Afonso precisa de PAZ, capitão Laércio Paz!

  21. Parabéns paz, com pessoas como você podemos acreditar no lado humano das pessoas, nunca abandonou as origens, e principalmente sua progenitora. Desejo todo sucesso amigo. Abraço.

  22. Concordo com todos os comentários, apesar de não conhecê-lo. Paulo Afonso, precisa de pessoas como o senhor. Boa oportunidade de infiltrar sangue novo na nossa política, tão fragilizada. Parabéns, capitão! Seja bem vindo!

  23. Parabéns ao amigo irmão, Cap Paz. Justa homenagem a essa pessoa querida por todos nós, onde quem sai ganhando é a nossa cidade de Paulo Afonso, que tem na sua história um homem de bem que volta as sua origens para agradecer tudo que foi lhe dado no decorrer da sua vida!! PARABÉNS conte comigo!!

  24. Paulo Afonso precisa de Pauloafonsinos como o Sr. Capitão, venha para a política, e nos dê uma opção de escolhermos um Pauloafonsino para comandar nossa cidade.

  25. Nobre amigo, felicidades sempre!!! Como meu amigo dos tempos de COLEPA, CFPPA, 7 DE SETEMBRO, 1’ CIA INF e Quartel General do Exército em Brasília, estou orgulhoso da sua trajetória como filho da nossa querida Paulo Afonso. Em Out /2008 e Out 2012 acompanhando uma comitiva de autoridades do Ministério da Defesa e Congresso Nacional ao CFAP/34’BIS em Macapá/AP eu entoei a canção daquela Organização Militar, como é protocolo em solenidade militar, sem saber que era de autoria do meu amigo Capitão PAZ. Parabéns pelo profissionalismo e acima de tudo, pela pessoa querida que é sempre enaltecendo a nossa cidade. Forte abraço

  26. Parabéns Capitão Paz!
    Biografia de excelência, contribuiu muito pelo Brasil!
    Com sua capacidade ainda tem muito a contribuir pela sua terra Paulo Afonso!
    Deus abençoe!

  27. Parabéns Capitão Paz! Para mim é uma honra tê-lo como prefeito da nossa Paulo Afonso. Pode contar comigo,meu amigo irmão q muito adimiro!

  28. ALUNO BOM QUE NÃO CUSPIA NO PRATO QUE COMIA. VALORIZAVA, SE ESFORÇOU E FOI AGRADECIDO À CHESF. MELHOR PRA ELE, PARA A CIDADE, PARA O PAÍS, SUA FAMÍLIA E PARA TODOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.