29 de março de 2024

Novo Parque Balneário: Da insegurança dos frequentadores à ilusão da geração de emprego e renda

Por

(Espaço Publicitário) - comercialpa4@gmail.com

PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO – CAPITÃO PAZ, ENTREVISTA O ARQUITETO E URBANISTA MARCO TÚLIO NOGUEIRA



 

 

“… é mais do velho! O novo Parque Balneário Abelardo Wanderley é o que há de mais novo do velho modelo de gestão aplicado na cidade.” Pontua o Oficial do Exército, filho da terra e pré-candidato à Prefeitura de Paulo Afonso, Capitão Laércio PAZ, após uma entrevista com o Arquiteto e Urbanista Marco Túlio Nogueira, filho do saudoso Dr. Luiz Nogueira, Cirurgião Dentista, profissional muito querido e respeitado na cidade.

 

Marco Túlio Nogueira é Arquiteto Urbanista formado pela ESUDA. Como militar, esteve à frente do Cec/AEA – Centro de Engenharia e Arquitetura / Assessoria de Engenharia e Arquitetura da Polícia Militar do Estado de Pernambuco. Também atuou profissionalmente como Consultor Sênior em um grande escritório de Recife.

 

O capitão Paz, pré-candidato a Prefeito na cidade é oficial da reserva do Exército Brasileiro, formado em Direito, com pós-graduação em Direito Penal e Administrativo, possui o Curso de Negociações de Contrato Internacional, atuou na Assessoria Jurídica do Estado-Maior do Exército e no EPEX – Escritório de Projetos do Exército, órgão de coordenação executiva do Estado Maior do Exército (EME) para fins de governança do Portfólio Estratégico do Exército, constituindo-se no escritório de projetos de mais alto nível da Força.

 

Num bate papo descontraído, o Arquiteto Marco Túlio parabeniza a iniciativa e muitos aspectos do projeto do novo Parque Balneário Abelardo Wanderley, contudo, com um olhar eminentemente técnico faz críticas a situação em que se encontra o Parque após a sua inauguração.

 

Capitão Paz: Gostaria que você falasse na sua visão o que observa na obra do Parque Balneário Abelardo Wanderley?

 

Túlio Nogueira: parabenizo de uma forma geral a iniciativa e alguns aspectos do projeto do novo Parque Balneário Abelardo Wanderley, tais como um complemento das belezas naturais de Paulo Afonso e como sendo mais um ponto turístico para a cidade.

 

Capitão Paz: Na sua perspectiva como Arquiteto e Urbanista a obra já estava tecnicamente em condições de ter sido inaugurada?

 

Túlio Nogueira: Alguns procedimentos tinham que ter sido priorizados antes de se colocar a disposição do público, a fim de se evitar contratempos, tais como:

 

– um dos pontos mais críticos e perigoso é a falta do gradil de segurança que coloca em risco de vida, principalmente as crianças, adultas e idosos que não saibam nadar, pois numa eventual queda em partes profundas do lago poderia além da fatalidade com a perda de uma vida, causar uma comoção geral  e prejudicar nossa imagem como cidade turística;

– inexistência de uma barreira natural (jardins) entre os apreciadores e o lago, já motivo de inúmeras reclamações;

– o uso indevido de energia desviado de forma amadora dos postes de luz por alguns ambulantes no local;

– falta de segurança no local (ponto de apoio e Núcleo da PM e/ou Guarda Municipal), e

– poucos pontos de coleta de lixo seletivo e a falta de fiscalização.

 

Capitão Paz: Um dos maiores problemas de Paulo Afonso e a falta de empregos na cidade, tornamo-nos notoriamente nos últimos 30 anos uma “Indústria de exportação de peões de trecho”, mas segundo a Prefeitura a obra foi pensada para gerar empregos, você concorda?

 

Túlio Nogueira: Como disse anteriormente, foram complementadas as belezas naturais de nossa cidade, mas infelizmente somente direcionadas aos nativos da cidade, pois o investimento no turismo há muito tempo não existe, consequentemente não há contrapartida na geração de empregos. Criou-se somente alguns poucos empregos temporários durante a construção da obra e posteriormente um número insignificante de colocação de ambulantes no local, acredito que somente isso.

 

Acredito que toda obra deve priorizar a geração de empregos e rendas e posteriormente tornar-se mais um ponto turístico para a cidade e não o contrário, fato que ocorre com o Balneário.

 

Capitão Paz: Qual a mensagem que você gostaria de deixar para os co-cidadãos Pauloafonsinos Arquiteto e Urbanista Túlio Nogueira?

 

Agradeço a oportunidade Capitão Paz, pois venho acompanhando sua preocupação, como filho da terra, ouvindo inúmeros profissionais e a população em buscar soluções viáveis em todos os aspectos (sociais, econômicos, infra-estrutura etc) para o bem-estar da nossa cidade, mas a meu ver, como profissional, as obras deveriam fomentar emprego e renda, pois a população não come, bebe ou vive de praças.

 

Criou-se mais um ponto para ambulantes o que demonstra a deficiência das gestões antigas e atual em solucionar o que mais aflige a população de nossa cidade que é a falta de emprego e geração de rendas.




 









WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 32

  1. ARMAGEDDON says:

    Agora deu CHABU.
    Depois de pronto tem que fazer muitas correções.

    • SOL says:

      acordem pra vida,o parque está pronto ,pra quem não sabem,foi ideia e muita luta de moradora amiga minha.esqueçam grades ,até porque ,além de dá arreganhar. o povo tem que acordar é pra essa eleições, dá liberdade a cidade ainda que tardia,escolher a MUDANÇA,total,mudar a cabeça de bague com a cauda,no caso a câmara de vereadores,pois se mudar só a cabeça e a cauda continuar ,vai ficar igual a bolsonaro,não pode mudar muito por conta dos deputados e senadores.vamos deixar de enganos,porque será mais 4 anos se for a mesmisse paulo afonso agonizando.

  2. Adri says:

    Muito boa as pontuações sobre os problemas do Balneário. Em pouco tempo uma parte da estrutura afundou sendo preciso interditar. Realmente tinha que ter sido priorizado alguns procedimentos antes de ter sido colocado a disposição do público como foi colocado ai na entrevista. Muito bom o ponto de vista do Arquiteto Túlio Nogueira.
    Parabéns ao Capital Paz pelas sábias palavras. Com um currículo desse percebe-se que é um ser humano inteligente e incrível e que venha para ajudar nossa cidade.

    • francisco junior says:

      tu nao tem vergonha em ter um ministro da educacao anafabeto…………..

      • Adri says:

        Desde quando errar uma palavra significa ser analfabeto seu ignorante?
        Dilma cansou de falar frases erradas. E Lula era o quê?
        Errar uma letra não mata o povo. O que prejudica a população é CORRUPÇÃO .

  3. Luiz alvinho says:

    Boa capitão. espero que não se misture com porcos.

  4. adoniram barboza de carvalho bolsonaro lula da silva says:

    Mais um no engodo dos munícipes? um capitão faz de tudo? se for igual ao presidente é melhor jogar fora antes que dê chabu.

  5. Betinho says:

    Ficaria estranho se um pré candidato a prefeito não criticasse a atual gestão. Esse ai nem ganharia pra vereador, se é conhecido dentro da área dele. E essa onda de Bolsonaro já acabou, so têm os gados msm…

    • Adri says:

      A onda Bolsonaro está apenas começando. Relaxe
      Daqui pra frente o apoio ao presidente só aumenta

      • Queiroz says:

        Mas esses são do PSL, que o próprio Bolso rejeitou… E aí? Se apoiar Bolsonaro, vai votar em candidato do partido que brigou com ele? Kkkkkk

        • Adri says:

          Quem está com Bolsonaro está contra o PSL sim. Não tenha dúvidas. Não temos partido e político de estimação.
          Apenas concordei com a entrevista e a fala do Cap. Paz. Talkey?

    • Adri says:

      Verdades tem que ser dita para o povo acordar. Assim como Bolsonaro alertou sobre o PT. Faz parte

  6. Sandes says:

    Indústrias geram empregos.

  7. Thales vilar says:

    Capetão o povo quer propostas, e não ciuminho, temos outras candidaturas que estão na oposição e mostrando propostas e não apenas denuncismo barato

    • Marina says:

      Boa, Thales, essa foi na pleura! Esse segue a linha do galináceo, só faz criticar, propostas plausíveis nem pensar… o povo tá deixando de ser otário, apoia apenas quem lhe traz melhorias…

  8. Alex says:

    E qual a solução dele pra o desemprego?
    A prefeitura não tem condição de gerar emprego em um país que o governo federal não retoma as obras principalmente da Petrobrás , as refinarias estão virando sucatas , todos sabemos que a mão de obra de Paulo Afonso é do trecho e não municipal , manda ele acionar o presidente dele , e convenhamos , o cara falar de uma obra como a do balneário é ser muito incoerente , se existem pontos , com certeza a prefeitura vai corrigir , agora criticar é fácil apresentar e executar é que é difícil , a moda achou pra esses militares acharem que são a salvação da lavoura , estamos vendo aí o Bolsonaro com um e dois meses de governo e o país na mesma , vai com calma capitão vc ainda não tem a aceitação maciça pra ser candidato nem a vereador que dirá Prefeito .

  9. o obvio says:

    bla bla bla bla só isso e não passará disso

  10. RENATO says:

    Para que gradil amigo???

    Marco Túlio, Quantos lagos do mundo a fora tão belo como o do nosso Balnerário existem que não precisao de GRADIL

    OLHA, FAÇA ME UM FAVOR, VOLTE A FUMAR SEU CACHIMBO QUE MELHOR

    Capitão, passei 7 anos no exercito, instituição linda que forma milhares de cidadão de caráter NÃO SUJE SUA FARDA COM POLITICA NÃO!

    TENTE EMPREENDER CAPITÃO COM SEUS RECURSOS DE SUA APOSENTADORIA E GERAR EMPREGOS PARA AS PESSOAS, EM SUA PRÓPRIA EMPRESA.

  11. Kaio says:

    Você está sendo somente usado por Roosevelt e a família Carvalho para eleger ele vereador acorda capitão cabeça dura

  12. Linda Carla says:

    Parabéns, capitão! Dez!

  13. francisco junior says:

    sAO TODOS BOSOMINOS recebem aposentadoria igual a quem ta na ativa e essa aposentadoria para para o familiar caso o titular veha a falecer…..criticar muito bom o dificil dar o bom exemplo.

  14. Justiceiro says:

    Boa entrevista! De fato estão corretos.

  15. Queiroz says:

    O próprio presidente renegou o PSL, esses chegaram atrasados para surfar na onda… só foi o carluxo criticar , rapidinho esses correram da Daiane Pimentel, tinham até outdoor… Quem é a favor do presidente, não vota em PSL, pois o próprio e equipe caíram fora, quem é contra, muito menos… Limbo político…

    • Adri says:

      Com certeza quem se candidatar pelo PSL não terá voto de quem apoia Bolsonaro

  16. ... says:

    É ruim hem…

  17. Pagador de impostos says:

    Parabenizamos a prefeitura pelo balneário. Que as críticas sirvam para o prefeito continuar a urbanização até chegar ao lago em frente ao cemitério. Se ele pintar a cidade de ouro vai haver críticas.

  18. tenente says:

    Talvez fosse melhor para o nobre candidato criticar a máquina municipal inchada , aposentados da Chesf principalmente e a retirada do voo para Salvador.

    • To vendo says:

      Em primeiro lugar esse cara fazendo entrevista tá do lado dele e Falar é fácil em vez de falar porque não vai fazer o trabalho de policiamento.

  19. Isaque says:

    Tudo menos os anilton e os deuses…..

  20. Eu says:

    OLHA A IDEIA:
    – O balneário não tem grades, alguém pode cair…
    – É verdade… e aí?
    – Vote em mim pra prefeito.
    – ?

    Adivinha quem seria o secretário de Infraestrutura?

    kkkkkk

  21. Márcio! says:

    Em cartaz:
    “EM BUSCA DE AVENTURA!”
    Me deixe viu!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!