29 de março de 2024

Nota de Esclarecimento da Chesf a respeito da existência de ‘vazamentos’ de água nas barragens de Paulo Afonso IV e Moxotó

Por

ASCOM/CHESF

Foto: Severino Silva/Chesf

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, considerando notícia divulgada na imprensa (veja aqui) e em redes sociais a respeito da existência de vazamentos de água nas barragens de Paulo Afonso IV e Moxotó, presta os seguintes esclarecimentos:

 

Inicialmente ressalta que a Chesf lida e detém experiência, há mais de 60 anos, com barragens de grande porte que fazem parte dos seus empreendimentos hidrelétricos. Como parte das suas ações, realiza um criterioso programa de manutenção das instalações, contemplando o devido monitoramento e inspeções nas estruturas civis das barragens, de acordo com o Plano de Segurança de Barragens, atendendo as exigências da Legislação Federal (Lei 12.334/2010) e Regulamentação ANEEL (Resolução 696/2015).

Com relação ao fluxo de água no dreno à jusante do dique da barragem de Paulo Afonso IV, no bairro Perpétuo Socorro, em Paulo Afonso, esclarece que não se trata de vazamentos e sim de água que aflora do solo. Ressalta que desde a construção da barragem, este fato é percebido e não caracteriza fator de risco. Isso tecnicamente é denominado de surgências, consideradas comuns em barragens. Conforme as inspeções realizadas periodicamente, o aumento da vazão ocorreu devido a lançamentos irregulares de esgotos domésticos no dreno existente. Apesar de não implicar em riscos para a barragem, a Chesf vem desenvolvendo esforços junto à prefeitura municipal no sentido de adoção de medidas pela mesma, de modo que os esgotos e as águas de chuva, não sejam direcionados para o referido dreno.

Quanto à existência de água em dois locais à jusante da barragem de Moxotó, este fato, da mesma forma que na barragem de Paulo Afonso IV, não caracteriza anormalidade e nem representa riscos para a estrutura. A Chesf realiza, também, nessa barragem, inspeções e monitoramento permanente.

Portanto, as condições das barragens mencionadas estão conforme os padrões de segurança e critérios de projeto, não apresentando nenhum risco que possa comprometer a sua estabilidade.

 







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 8

  1. Zeca Roceiro. says:

    Como parte das suas ações, realiza um CRITERIOSO programa de manutenção das instalações, contemplando o devido monitoramento e inspeções nas estruturas civis das barragens, de acordo com o Plano de Segurança de Barragens, atendendo as exigências da Legislação Federal (Lei 12.334/2010) e Regulamentação ANEEL (Resolução 696/2015).
    A CHESF se limita a dizer que faz isto, mas, ela tem obrigação de mostrar laudos conclusivos e atuais dessas inspeções e qual a periodicidade que foram feitas. Conheço de perto e sei que nem corpo funcional pra isso ela tem mais, já teve sim e era feito inspeções, medições de acomodação, retirada de material para analises, etc.

  2. concursado 2008 says:

    Não se esqueçam dos ladrões de pedras no paredão da pa-4

  3. Paulo says:

    A CHESF é uma empresa com serviço estratégico
    e muito importantente para o Brasil.

  4. FRANCISCO says:

    A CHESF não é a VALE não que so viza o lucro, aqui as obras tiveram o suor dos Paulafonsinos que construíram com honestidade e responsabilidade , eu pergunto vocês já viram um avião ou elicopitero da CHESF cair? as manutenções são fitas por funcionários competentes da empresa, na CHESF EU CONFIO agora tem um porem, quando privatizarem as coisas mudam, so vao vizar o lucro ai a desconfiança sera total..

    • De olho... says:

      Sim já caiu um helicóptero que até matou o presidente da Chesf na época, caiu no cleriston Andrade

    • Kiara says:

      Para Francisco: Há alguns anos atrás, caiu um helicóptero da chesf matando o então presidente da chesf. Não lembro a data nem o nome dele.

  5. O FÍSICO! says:

    A PA IV foi construída pela CETENCO ENGENHARIA S.A, http://www.cetenco.com.br de 1975 a 1982, empresa de que tem vergonha. Agora a empresa que ganhou a licitação para construir o canal do são Francisco e uma vergonha. Olhem o vazamento que teve em Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!